Após seis meses de operação, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Industrial alcançou um marco significativo no atendimento à população local, proporcionando também o fortalecimento do sistema de saúde do município de Contagem. Desde sua inauguração, a UPA Industrial tem absorvido as demandas por atendimento de urgências e emergências pediátricas e ortopédicas, desafogando a UPA JK e elevando a qualidade dos serviços oferecidos aos cidadãos.
A unidade é uma reivindicação antiga da população, que demonstrava constantemente a necessidade de um equipamento de saúde na região. Prova disso é que, ao longo desses seis primeiros meses de funcionamento, a UPA Industrial realizou mais de 30 mil atendimentos, entre 14.768 de pediatria, 8.912 de ortopedia, e a realização de 7.962 cirurgias. A média de 5.110 pacientes atendidos por mês evidencia ainda mais a sua importância na região.
O administrador da UPA Industrial, Mac Dowell de Araújo, enfatizou o papel fundamental da dedicada equipe multidisciplinar da unidade. "Estamos operando com uma equipe preparada para lidar com qualquer situação de urgência ou emergência em ortopedia e pediatria", disse Mac. Ele também destacou a importância da presença de um clínico geral para intercorrências específicas e o encaminhamento adequado dos casos de clínica médica para outras UPAs.
Até o momento, a UPA Industrial tem conseguido atender dentro de sua capacidade, sem enfrentar gargalos significativos. "A média de atendimentos mensal da nossa unidade vem superando os 5.000 atendimentos, com alto índice de elogios dos usuários, o que demonstra que estamos alcançando nosso objetivo. Acredito que essa unidade facilita muito o atendimento dos moradores da região, além de ser um ponto de apoio, principalmente para a UPA JK", afirmou o administrador.
Os pacientes atendidos na UPA Industrial estão satisfeitos com os serviços recebidos. Luana Ferreira, que passou por uma cirurgia na patela do joelho direito, elogiou o atendimento na unidade. "Fiquei impressionada com a estrutura desta UPA, todo o atendimento foi tranquilo e minha recuperação foi ótima. Queria destacar a rapidez no atendimento com uma triagem muito rápida e um atendimento preciso", contou.
Dayane Santos, mãe do Henrique, 3, também elogiou a rapidez e o atendimento humanizado na UPA Industrial. "Sou moradora aqui da região industrial e fiquei muito contente com essa nova unidade, facilita muito para quem mora por aqui. Sobre o atendimento, tenho só elogios, rapidamente meu filho já havia sido medicado e já tínhamos recebido alta", compartilhou Juliana.
A interação entre a UPA Industrial e a UPA JK tem sido benéfica para ambas as unidades. Segundo a gestora da UPA JK, Betânia Claudiano, a nova unidade contribuiu para aliviar a pressão nos atendimentos, permitindo focar nos casos de clínica médica. “Houve uma redução significativa na procura por atendimentos ortopédicos desde a abertura da UPA Industrial, melhorando assim a qualidade do serviço para a população na nossa unidade”, disse.
Avanços e investimentos também em outras UPAs
Em Vargem das Flores, uma das regiões mais populosas de Contagem, a UPA está passando por reforma, que deve ser concluída em breve. Essa iniciativa vem como resposta à necessidade de ampliação da rede de atendimento de saúde em urgência e emergência na localidade, proporcionando assistência médica mais acessível e de qualidade para a população.
A construção da UPA Nacional também teve as obras retomadas, o que foi comemorado pelos moradores da região. A Prefeitura realizou uma obra emergencial de contenção do barranco no entorno, resolveu problemas com a empresa licitada e concluiu os ajustes no projeto, permitindo assim o avanço dos trabalhos.
Apesar dos resultados alcançados com a inauguração da unidade Industrial, a UPA JK continua sendo uma das mais movimentadas da cidade. Com o aumento constante da demanda, a Prefeitura está realizando obras para melhorar a infraestrutura e ampliar a capacidade de atendimento, garantindo assim uma assistência médica mais eficaz e confortável para os pacientes.