13 MAR 2024
DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
REGIONAL SEDE
TRANSFORMAR CONTAGEM
Mais respeito: Prefeitura promove roda de conversa para servidores sobre assédio moral às mulheres
Foto: Murilo Luis/PMC

Discutir e refletir pautas relacionadas ao direito e lugar da mulher na sociedade é um importantíssimo passo na busca da equidade e igualdade social. Com a finalidade de reforçar o compromisso sobre o assunto, a Prefeitura de Contagem promoveu, nessa segunda-feira (12/3), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, uma roda de conversa entre gestores do atual governo com o assunto “Assédio moral às mulheres”.

A subsecretária da Defesa Social, Angela Gomes, ressaltou a importância do encontro, tendo em vista o cenário atual. “Foi fundamental, porque foi trabalhado conceitos de assédio sexual e assédio moral na busca de garantir um espaço de escuta e fala das mulheres que, muitas vezes, são vítimas de violências, violências físicas ou não”, disse.

O intuito de um encontro como esse é falar sobre essa mudança no cotidiano das mulheres, das servidoras públicas e, ao mesmo tempo, construir uma política pública de promoção da equidade e que reduza as diferentes formas de violência que apareçam no espaço do trabalho’’, pontuou.

Entre os assuntos abordados, foi pontuado, pela subsecretaria de Recursos Humanos, Erica Mendonça, a importância de as mulheres estarem juntas e apoiando uma às outras na causa. “Nós temos que ter empatia, nos colocar no lugar da outra. Essa é uma luta de todas nós, cujo envolvimento geral é primordial para conseguirmos o que queremos: um espaço democrático, seguro e igualitário para todas”, contou.

Contagem destaca-se em Minas Gerais como uma cidade pioneira no apoio às mulheres que sofrem assédio dentro do espaço de trabalho e fora dele. Superintendente de Política Públicas, Neimara Lopes, ressaltou a importância da realização da denúncia em casos de assédio. “ Possuímos políticas públicas que garantem espaços seguros para as mulheres realizarem suas denúncias e ter uma resposta diante desta situação. É observado que quando uma mulher denuncia um ocorrido e, de alguma forma, é resolvido, aparecem mais dez, 20 outras queixas, reforçando o quão primordial é o envolvimento de todas nós”, disse.

Quem esteve na plateia também teve seu lugar de fala e voz ativa sobre o assunto. Foi o caso do corregedor da Guarda Civil de Contagem (GCC), Wedson Luiz. “ A mulher tem um olhar, uma observação muito diferente do homem, mais sensível, mais humanizada, tornando-se crucial essa discussão. Precisamos dessa compreensão social ao combate a essa problemática que vivemos’’, opinou.

A iniciativa

A iniciativa da roda de conversa surgiu de uma parceria entre a Secretaria de Administração (Sead), Subsecretaria de Recursos Humanos (RH) e Controladoria Geral do Município. A reunião foi realizada no auditório da Prefeitura e contou com a presença de servidores das diversas secretarias do governo.

Outras reuniões

Outra roda de conversa sobre o assunto será realizada de forma on-line e aberta ao público, terça-feira (19/4), às 14h. Mais informações em breve.

A Prefeitura de Contagem segue empenhada em fortalecer a rede de proteção e assistência por meio de políticas, programas, projetos e ações coordenadas em colaboração com os órgãos municipais e parceiros.

Conheça o Espaço Bem-Me-Quero!

Espaço Bem-Me-Quero

O Espaço de Atendimento à Mulher de Qualidade (EBMQ), mantido pela Prefeitura de Contagem, tem como missão acolher, orientar e encaminhar mulheres para a rede de apoio do município. Os serviços oferecidos pelo EBMQ são confidenciais e não implicam em denúncias. Seu propósito é auxiliá-las, fortalecê-las e encontrar soluções para que superem a violência doméstica e familiar.

O público alvo do equipamento são mulheres maiores de 18 anos, residentes em Contagem e que enfrentam situações de violência doméstica e familiar de gênero. São disponibilizados atendimentos psicossociais e jurídicos, os quais, após uma avaliação técnica, determinam os encaminhamentos necessários para cada caso.

Consórcio Mulheres das Gerais

O “Consórcio Mulheres das Gerais” foi estabelecido em 2008 e opera em colaboração com a rede de proteção à mulher para prevenir e enfrentar todas as formas de violência, e assédio. Seu trabalho se concentra na capacitação dos funcionários dos municípios consorciados, visando aprimorar os serviços e encaminhamentos para mulheres em situação de violência doméstica e familiar. O consórcio inclui os seguintes municípios: Belo Horizonte, Betim, Contagem, Sabará, Divinópolis, Itabira, Lagoa Santa, Nova Lima, Nova Serrana, Raposos, Ribeirão das Neves e Santa Luzia.

Autor: estagiário Murilo Luis, sob supervisão do jornalista João Cavalcanti