Investimentos, desde 2021, são de cerca de R$ 10 milhões

Desde 2021 a Prefeitura de Contagem tem se esforçado para realizar melhorias nas áreas verdes da cidade, proporcionando à população não apenas um lugar bonito, mas limpo, confortável e que possa ser utilizado no dia a dia, a fim de oferecer espaços de lazer e convivência de qualidade para a população, com inclusão e segurança.

Para fazer esses melhoramentos, a administração municipal já investiu cerca de R$ 10 milhões em oitos parques do município. “Os parques voltaram a ser ocupados, sendo opções importantes de lazer para as pessoas, as famílias e aqueles que visitam Contagem”, destacou a secretária de Meio Ambiente, Maria Thereza Camisão.

Já no parque Fernão Dias, diversas ações foram realizadas, como a manutenção da pista de bicicross, implantação de playground, reforma dos banheiros e de três quadras, além de melhorias na área de estacionamento, instalação de bancos, mesas, lixeiras e tendas. Os visitantes também foram beneficiados com a recuperação das duchas, melhorias na casa de apoio e nas portarias. Outra atração atual é a trilha permanente, construída para o Kmon Ride de 2023 e que pode ser utilizada, tanto para caminhadas, quanto pelos amantes de mountain bike.

No parque Gentil Diniz houve uma grande limpeza, além de instalação de playground. Soma-se, ainda, a recomposição da mata ciliar do córrego das Acácias; restauração e instalação sobre muretas da grade; melhorias no paisagismo com reforma da entrada, revitalização de todo o passeio com instalação de piso tátil na entrada, nova sinalização identificação interna do parque, reforma dos banheiros, pintura nova; além da restauração do Centro de Educação Ambiental Vargem das Flores, com acessibilidade e biblioteca interna; e recuperação de cinco nascentes do parque.

Desde novembro de 2021, o parque linear Barraginha se destaca como um espaço para o lazer, cultura e interação na região do Industrial. Equipado com academia ao ar livre, área de convivência com bancos, playground, mesas de jogos e duas quadras poliesportivas, o local oferece um espaço amplo e diverso para todos os públicos. Ali foram realizadas obras de drenagem para prevenir enchentes, troca de lâmpadas para LED, que melhoram a segurança, construídas rampas de acesso, visando a inclusão, assim como piso podotátil.

O parque Amendoeiras, um dos pontos verdes e de encontro dos moradores da região do Nacional, passou pela revitalização no ano passado, levando conforto aos usuários. A reforma incluiu a quadra de areia, campo de futebol, playground e academia ao ar livre. Além disso, o piso da área foi completamente recomposto, proporcionando um ambiente mais seguro e agradável para os frequentadores.

A população local tem recebido positivamente as melhorias. "Eu sempre visito os parques da cidade e é muito bom ver o cuidado que a Prefeitura está tendo. Frequento com meus filhos, faço piqueniques. São verdadeiros refúgios em meio à cidade urbanizada e essas melhorias nos incentivam a frequentá-los mais", declarou Viviane Ribeiro, moradora do Parque Sâo João.

O diretor de Parques, Rafael Mendes, ressaltou que os cuidados com os espaços e os diversos projetos de ocupação têm incentivado a população a frequentá-los com a família e amigos. “Atualmente os parques são grandes locais de encontro, lazer e cultura. Quem frequenta pode ver toalhas estendidas no chão com as pessoas aproveitando a sombra de uma árvore, aniversários infantis, piqueniques na companhia de amigos e familiares. Ver as pessoas usufruindo do que os parques oferecem tem se tornado cada vez mais comum”.

Alguns parques, como o Ecológico do Eldorado, Gentil Diniz e Fernão Dias, oferecem ainda visitas orientadas e guiadas, trilhas interpretativas e atividades de percepção ambiental, promovendo uma maior conexão da comunidade com a natureza. Todos os parques contam com segurança, rondas, portais e manutenções periódicas, como capina e roçada, o que garante a preservação desses locais, além de um ambiente seguro e agradável.

Os interessados em fazer algum evento ou alguma atividade educacional, podem acessar o link a seguir para realizar o agendamento:  https://portal.contagem.mg.gov.br/semad

Projetos em andamento e para um futuro próximo

Na região do Eldorado, o parque Ecológico é um dos espaços que mais recebem visitação dos moradores. Devido a essa conexão com a população, principalmente da região, e pela representatividade para a cidade, um projeto de recuperação já foi elaborado e em breve deve trazer novos atrativos e melhorias para o local. O início das obras está previsto para iniciar este ano.

As melhorias nos parques Sapucaias I e II estão em andamento, com destaque para a cobertura da praça na primeira fase das obras no Parque Sapucaias I, e, para a requalificação geral da área, incluindo academia ao ar livre, quadra, campo de futebol e playground, no Sapucaias II.

Por fim, no parque Tropical, a instalação de novos brinquedos no playground e a reforma de estruturas, como o alambrado da quadra coberta estão entre as melhorias em andamento, visando proporcionar uma experiência ainda mais divertida aos visitantes.

Autor: Wendell Rafael / Edição: João Cavalcanti
Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024