Foto: Ronnie Von/PMC

Com o objetivo de proporcionar segurança e promover um ambiente seguro para a comunidade escolar, a Guarda Civil de Contagem (GCC) tem intensificado a presença da Patrulha Escolar nas escolas e creches municipais. Atualmente 19 viaturas fazem a ronda nas unidades escolares, com equipes compostas por um total de 36 agentes.

Em 2024 a Secretaria Municipal de Defesa Social (Seds), em colaboração com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc), vem garantindo a participação da Guarda Civil no patrulhamento e segurança de todos os estudantes dentro das comunidades escolares. Há, ainda, uma rotina periódica de palestras educativas e apresentações que visam fortalecer a cultura de paz dentro do sistema educativo.

Outra pauta que continua em 2024 é o incentivo ao esporte que a Guarda promove com os campeonatos de várias modalidades esportivas, como vôlei, futsal e queimada, que são atividades já presentes no cotidiano dos estudantes. Nessa seara também se situa o Programa “Juventude Cidadã”, que permanece com atividades que incentivam o jovem morador da cidade no processo de cidadania e na política de segurança pública, buscando a prevenção de atos delituosos dentro e fora do ambiente escolar.

As viaturas têm um atendimento de 24 horas, tanto no período das aulas, quanto no período noturno, quando alguns funcionários permanecem nas dependências das escolas. Além desta ronda ostensiva, que passa uma sensação de segurança, há, também, um trabalho de prevenção, havendo, dessa maneira, uma proximidade da comunidade.

A guarda à frente da Patrulha, Renata Nunes de Jesus, comentou que é importante haver a cultura de paz nas escolas. “Reforço esse compromisso de estarmos presentes nas unidades escolares para promover, além da segurança, uma cultura de paz. Além disso há outros projetos, como os relacionados à banda da Guarda, os mascotes e os cães, com promoção do conhecimento sobre a cidade”, explicou.

De acordo com a secretária municipal de Defesa Civil, Viviane França, “a Guarda Civil esteve e sempre estará nas escolas”. “Nós intensificamos o apoio da Patrulha Escolar, para que o ano letivo retorne com toda segurança possível e, durante 2024 permaneçamos com as visitas tranquilizadoras, proporcionando um ambiente escolar seguro, para nossas crianças e jovens”, completou.

Autor: estagiária Jéssica Dias, sob a supervisão do jornalista Leonardo Melo / Edição: João Cavalcanti