Em um momento de muitas emoções, jovens que frequentam a Estação Juventude e idosos do Programa “Contagem na Maturidade”, se reuniram, na última sexta-feira (23/2), para compartilhar vivências e experiências. Essa foi a primeira ação, promovida pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania,com a finalidade de fortalecer vínculos e as relações intergeracionais. Juntos, realizaram dinâmicas, ioga, apresentações culturais, troca de ideias e assistiram a um filme.
“As ações entre os idosos e os jovens são de grande importância para a valorização da pessoa idosa, pois permite o compartilhamento de conhecimentos e valores humanos, ao mesmo tempo em que estimulam os jovens a terem um olhar diferente sobre os mais velhos. Essa troca de saberes contribui para uma educação informal, possibilitando ao idoso um aprendizado juvenil e, ao jovem, saber como envelhecer de forma saudável”, disse a superintendente de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, Ivone Pereira Castro Silva.
A superintendente de Juventudes, Camila Marques, ficou encantada com a interação das duas gerações. “A Estação Juventude é um lugar, na teoria, de jovens, mas que hoje se expande para todas as idades. Acreditamos que os idosos têm muito a ensinar aos jovens, sobre todas as vivências e suas histórias, o que é enriquecedor para os mais novos”, afirmou.
O encontro foi visto de maneira muito positiva, por todos os presentes. A haitiana, que vive no Brasil há dez anos e é moradora do bairro Eldorado, Sheika Louis, 22, disse que o encontro é algo que não ocorre no dia a dia, e poderia ser realizado com mais frequência. “Eu me identifiquei muito com esse evento e ele me inspirou. Ao longo da roda de conversa eu fiquei imaginando e pensando que eu poderia ser, no futuro, uma mediadora de um encontro como este. O amor cura tudo e temos que amar o próximo”.
Lilian Silva, 49, participa das atividades do Programa "Contagem na Maturidade” há pouco mais de um ano e ressaltou a ação como necessária. “As duas partes têm muito o que entregar. O conhecimento nunca é demais, então temos muito o que ensinar e muito o que aprender. É importante fazer uma união das duas pontas em uma só experiência”, afirmou.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos. Fotógrafo: Adelcio Ramos/PMC