23 FEV 2024
REGIONAL RESSACA
Prefeitura investe na preservação de nascente no Arvoredo e cria espaço de convivência para moradores

A Prefeitura de Contagem está trabalhando para proteger e preservar os recursos naturais do município, com foco especial nas nascentes. No bairro Arvoredo II, a administração municipal tem redobrado seus esforços, nos últimos meses, para conter a degradação de uma nascente, que estava sendo afetada pelo descarte irregular de lixo.

O trabalho de recuperação da Área de Preservação Permanente (APP) e para limpar o entorno e promover a preservação da nascente já começou e será concluído ainda no primeiro semestre de 2024. No local, será realizado cercamento da área, para impedir a volta do descarte irregular de lixo; o plantio de mudas nativas; trilha ecológica; deck para visitação, além de limpeza e capina.

Além disso, a próxima fase do projeto prevê a transformação das áreas ao redor das nascentes em um espaço de convivência e lazer para os moradores, com trilhas, áreas de descanso e espaços verdes. Esse novo ambiente promete ser um refúgio de tranquilidade e bem-estar para toda a comunidade.

A moradora que reside no bairro há mais de dez anos, Claudia dos Santos, falou da importância da ação. “É muito importante que a população reconheça que a preservação da natureza vai além da qualidade de vida, precisamos do verde para sobrevivermos”, disse.

O administrador Regional Ressaca, Rodrigo Tomaz, ressaltou que a implementação do espaço de convivência será algo novo para a população local. “ Será um local  de encontro, para as pessoas se reunirem. Acredito que essa revitalização vai conscientizar a população a preservar a área e despertar o sentimento de pertencimento”, completou.

Ele também destacou ser fundamental que cada cidadão faça a sua parte, respeitando o meio ambiente e adotando práticas sustentáveis em seu dia a dia. “É necessário que as pessoas se conscientizem, realizando o descarte de lixo e inservíveis da maneira correta: via coletas domiciliar (porta a porta) e seletiva ou nos ecopontos espalhados pela cidade”, informou.

Na região da Ressaca os ecopontos estão localizados:

• Rua Carlos Pinheiro Chagas - bairro Balneário do Ressaca (próximo à Vila União)
  • Rua Quatro - bairro Oitis (próximo à av. João gomes Cardoso)
  • Rua Mandarim - bairro Novo Boa Vista (próximo à E. M. Sônia Braga)

Leia também: Contagem conta com 26 ecopontos espalhados pela cidade para evitar “bota-fora” e descarte irregular

Autor: estagiária Daniella Avelar, sob supervisão da jornalista Cristiane Oliveira / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo