Para manter a cidade limpa e engajar a população na preservação do meio ambiente, a Prefeitura de Contagem desenvolve políticas de sustentabilidade e amplia as ações para o descarte correto de resíduos na cidade. Além dos serviços de coleta domiciliar e seletiva, o município conta com 26 ecopontos espalhados nas oito regiões. Eles funcionam de segunda-feira a sábado, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h50.

Esses equipamentos estão à disposição da comunidade para o descarte de materiais que não devem ser dispensados junto ao lixo residencial ou comercial, ou seja, restos de construção civil, como telhas, tijolo, gesso etc., (até 2m²), móveis, sofás, eletrônicos, TVs, monitores, impressoras, pneus velhos (até seis unidades), madeira (até 2m²), folhas e galhos provenientes da poda de jardim, além de óleo de cozinha (até 6 litros). Em 2023, 50.120,42 toneladas de entulhos foram descartados nos ecopontos da cidade.

É importante lembrar que é proibida a entrada de caminhões, veículos de grande porte e de empresas privadas nestes locais. Não é permitido, também, o descarte de animais mortos, lixo doméstico, resíduos hospitalares e contaminantes, além de aparelhos celulares, pilhas, baterias, lâmpadas, cartuchos de toner e resíduos líquidos.

Descarte irregular é crime

De acordo com a legislação municipal 188/2014 e 190/2014, a prática de descarte irregular de lixo em via pública, como os bota-foras, é crime passível de multa que varia de R$50 a R$1,5 mil.

A população pode contribuir com a limpeza e evitar bota-foras, denunciando o descarte irregular pelo Disque Limpeza Urbana, no telefone 0800 283 1225. Este tipo de denúncia pode ser feito também nas Centrais de Atendimento ao Público (CAP) de forma presencial, na administração regional mais próxima e ainda pela internet, no site da Ouvidoria do município, clique aqui para acessar.

Confira os endereços dos 26 ecopontos espalhados por Contagem:

Vargem das Flores

• R. São Miguel - B. Estaleiro l
  • R. Maria José Chiodi - B. Nova Contagem
  • R. Hercílio Gomes da Silveira - B. Darcy Ribeiro
  • R. VL 15 - B. Nova Contagem

Industrial

• R. Guilherme Ciriene - B. Jardim Industrial

• Av. Pref. Gil Diniz - B. Fonte Grande
  • R. Fernando Ferrari - B. Praia
  • R. Lavras - B. Maracanã
  • R. Ipê - B. Colonial