10 FEV 2024
TRANSFORMAR CONTAGEM
Conheça Contagem e sua gente: o técnico de basquete, Emerson de Oliveira Lopes
Foto: divulgação/arquivo pessoal Emerson Lopes

O esporte salva vidas e, neste caso, foi importante não apenas para uma pessoa, como é para uma comunidade inteira. Emerson de Oliveira Lopes, nascido em Contagem em 4 de janeiro de 1985 é um dos vários exemplos a fazerem do esporte, uma reviravolta na própria vida e de outros jovens.

Professor de basquete e estudante de educação física, ele é o responsável pelo Lord Basketball, projeto social que acontece em Nova Contagem e que, atualmente, conta com cerca de 120 alunos. Filho de Marina Geralda e Joziel, já falecido, Emerson, conhecido como Son, tem no basquete uma gratidão de vida e que hoje coloca em prática a fim de ajudar crianças e adolescentes não apenas a terem saúde e socialização, como ainda livrá-los dos caminhos do crime e das drogas.

O propósito de Son atualmente tem uma história. Perdeu o pai ainda cedo, assassinado, num momento que ele já estava envolvido com entorpecentes, dentro de um ambiente conturbado e que tinha, em casa, uma união que ajudou bastante na retomada de uma vida melhor e que fizesse a diferença na vida de várias pessoas. De acordo com ele, tudo passou a mudar quando conheceu o programa “Fica Vivo”. “Deus e o basquete me transformaram”, contou ele, destacando que a mãe e os irmãos sempre foram portos seguros durante as turbulências que passou.

O basquete mudou vida de Emerson, que deixou as drogas e passou a viver uma missão, como ele mesmo descreve. “Conheci o esporte já adulto, com vinte e poucos anos e quando tudo começou tive para mim que deveria interceder junto às crianças e jovens antes que as drogas chegassem primeiro, assim como a criminalidade. Daí nasceu o Lord Basketball, em 2007. Eu trabalhava de segunda a sexta-feira e, aos finais de semana, ensinava basquete para criançada em algumas escolas do bairro”, relatou.

O projeto foi evoluindo, ampliando, ganhando as ruas de Nova Contagem. “Chegou um momento que resolvi me dedicar 100% ao trabalho social, que acaba sendo de prevenção. Primeiramente fiz parte do projeto que mudou minha vida, o “Fica Vivo”, dando aula de basquete, e, depois, por meio de uma parceria com uma ONG de Nova Contagem, consegui um apoio que estendeu até 2023. Atualmente temos levado o Projeto “Lord Basketeball a alguns locais da cidade, mantendo a missão de ajudar crianças e jovens não apenas na prática do esporte, mas também de buscar ser essa mudança de chave que aconteceu comigo há alguns anos”, afirmou Son.

O Lord Basketball está presente em Nova Contagem em cinco dias da semana. Por conta do fim da parceria com a ONG, o projeto tem atuado em locais diferentes. “Às terças e sextas-feiras treinamos na escola Ivan Diniz; às quintas, pela manhã, na quadra da praça do Retiro, e à tarde, na praça da VL-15. Aos sábados estamos na quadra Chiara Palazzoli. Temos as categorias Baby Basquete (6 a 9 anos), Mini Basquete (10 a 12 anos), basquete feminino e masculino em idades diversas. No projeto, ele conta com o apoio dos treinadores Leandro Balbino (feminino), Wesley Filho (Baby e Mini Basquete) e de sua, esposa, Bruna Fois, psicóloga.

Fã de Kobe Bryant, ídolo americano no esporte, Son disse que tem nele não apenas um exemplo de atleta, mas de perseverança. “Foi um dos melhores da história, muito porque se dedicou, teve uma mente diferenciada e alcançou números excepcionais. Um atleta completo e com metas mais que atingidas”, falou. Son também tem passagem pelo basquete profissional, onde atuou como auxiliar técnico na equipe do Contagem Towers, sendo bicampeão mineiro e terceiro lugar na Liga Ouro.

Faça parte e seja parceiro!

O projeto Lord Basketball, inaugurado em 22 de fevereiro de 2007, tem vagas para todas as idades. Às pessoas que querem ser parceiros, seja com fornecimento de material ou cessão de algum espaço, doações ou investimentos podem entrar em contato diretamente com o Emerson, por meio da rede social do Lord Basketeball ou pelo telefone 31 99381-8562

O Lord Basketball possui diversas categorias, inclusive feminina e com possibilidades para autistas (conferir junto à coordenação), para as idades entre 16 e 17 anos e adulto.

“O basquete é um esporte extremamente dinâmico e coletivo. Além disso, desde cedo é uma forma de ensinar as crianças a respeitar e cuidar do próximo. Entendo que vivemos em uma sociedade que sempre vamos precisar de alguém e que também as pessoas vão precisar de nós. Tudo tem um propósito e, o nosso, é ensinar não apenas o basquete, mas lições de bem, que levem as pessoas pelo caminho correto, de propósitos e conquistas”, finalizou.

Títulos do Lord Basketball

Campeão Nacional no Rio de Janeiro (2014); campeão dos jogos escolares em todas as etapas (2014) e terceiro lugar no estatual estudantil; time revelação (2014); tetracampeão invicto das Olimpíadas do Fica Vivo (2015-2018); campeão Invicto dos jogos da juventude em Caxambu-MG (2017); campeão invicto da Copa 3 Estados, no Rio de Janeiro (2018); Campeão da Copa Contagem sub-15 (2019); tetracampeão invicto da Liga do Centro-Oeste Mineiro (2019); campeão categoria sub-15, na cidade de Arcos-MG (2019,2021,2022,2023); campeão invicto sub-17 da Liga do Centro Oeste Mineiro (2023), bicampeão da Copa Sesc de Basquete (2017-2018), Campeão do torneio de basquete 3x3, em Nova Lima (2023).  Son foi o técnico do ano em 2023.

Emerson de Oliveira Lopes, o Son

Autor: jornalista João Cavalcanti