Contagem é um membro-fundador do recém-criado Conselho Estadual de Controle Interno de Minas Gerais (Coneci-MG), por meio da Controladoria Geral do Município, cujo objetivo é fortalecer o sistema de controle interno dos 853 municípios mineiros, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social de todo o Estado de Minas Gerais. Contagem é um dos 70 municípios que integram o Coneci-MG e participou da primeira reunião técnica do grupo, realizada nos dias 29 e 30 de janeiro, em Belo Horizonte, representada pela controladora-geral do Município, Nicolle Bleme.
Contagem vem se destacando como referência no controle interno e nas boas práticas de gestão, devido à consolidação da estrutura que a Prefeitura de Contagem vem implementando, nos últimos três anos, seja por investimentos na carreira dos servidores do órgão de controle, seja por meio da capacitação e da promoção de boas práticas e experiências bem-sucedidas. “Trabalhamos com os melhores parâmetros e práticas para fomentar a transparência, a integridade e o controle interno, que são, atualmente, valores de mercado, tanto na área privada quanto na pública”, destacou a controladora.
A primeira reunião técnica do Coneci-MG, que é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, foi realizada na Cidade Administrativa, sede do Governo do Estado, visando estimular a integração entre o Estado e as controladorias dos municípios mineiros, além de discutir as atividades do Conselho para o exercício de 2024.
Participaram do evento inaugural o controlador-geral do Estado, Rodrigo Fontenelle, o superintendente de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MG), Pedro Henrique Magalhães Azevedo, o coordenador Executivo da Ação Integrada da Rede de Controle e Combate à Corrupção no Estado de MG do Ministério Público (MPMG), Daniel de Sá Rodrigues, além do vice-governador do Estado, Mateus Simões.
A controladora Nicolle Bleme considerou o evento propício para fortalecer o diálogo e as parcerias dos municípios filiados, bem como a troca de boas práticas de gestão. “É um momento de interação, articulação e compartilhamento das boas práticas desenvolvidas nas Controladorias dos municípios de grande, médio e pequeno porte e de contato com as Unidades Centrais de Controle Interno (UCCI’s), de todo o Estado, ligadas tanto ao poder executivo quanto ao legislativo”.
A controladora-geral adjunta do Estado de MG e secretária-geral do Coneci, Luciana Cássia Nogueira, destacou que a criação do Coneci-MG é uma grande conquista devido ao trabalho conjunto e ao apoio mútuo de seus membros de forma integrada, articulada e com cooperação técnica, compartilhamento de informações e capacitações em geral, em prol da implantação, modernização e aperfeiçoamento das unidades e apoio aos gestores públicos.
“Gostaria de frisar a satisfação de termos a Controladoria Geral do Município de Contagem como membro do Conselho, pois vai nos ajudar a alavancar nossas ações e na disseminação das boas práticas da CGM Contagem para os demais municípios mineiros", afirmou.