A população de Contagem vai ganhar uma nova Unidade de Pronto Atendimento em breve. A Prefeitura assinou, nesta terça-feira (6/2), a Ordem de Serviço para a retomada das obras de implantação da nova UPA Nacional, que vai desafogar a rede de urgência e emergência e beneficiar milhares de moradores dos 40 bairros e vilas da região.
O valor investido para a conclusão da UPA Nacional é de R$ 7.412.234,34, oriundos do Tesouro Municipal e do Ministério da Saúde. As obras iniciarão ainda este mês, após o feriado de Carnaval. A expectativa para conclusão e inauguração da unidade é para o fim de 2024.
Em solenidade, realizada na Escola Municipal Walter Fausto do Amaral, no Conjunto Carajás, a prefeita Marília Campos ressaltou o alto investimento que o governo tem feito na saúde pública do município para ampliar a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e garantir o acesso gratuito e de qualidade para a população.
“Defendemos a população de Contagem e o SUS. Por isso investimos cada vez mais e melhor na saúde para oferecer o cuidado que as pessoas precisam, principalmente quando estão adoecidas. Vamos acompanhar a execução das obras muito de perto junto à comissão de moradores para que esta construção seja feita com muita qualidade e agilidade”, afirmou.
O secretário municipal de Saúde, Fabrício Simões, pontuou que a construção da UPA Nacional é estratégica para Contagem, já que ela vai aliviar a unidade da Ressaca, que hoje está sobrecarregada. “A UPA Nacional vai ter um papel muito importante na nossa rede de urgência, que está pressionada nesta região da cidade. Queremos trazer mais conforto, comodidade, com uma estrutura de alto padrão e um serviço de qualidade que a população merece”, disse.
Morador do bairro Tijuca há 40 anos, Hilton dos Santos, o “Café”, reforçou a importância de uma uma região que vem crescendo tanto contar com a sua própria unidade de urgência e emergência em saúde. “Estamos em uma das regiões da cidade com mais moradores (considerando Nacional e Ressaca) e hoje só temos a UPA Ressaca perto. É uma grande satisfação receber esse presente, que é uma nova UPA, que terá uma importância ímpar para nossa comunidade. Estão honrando a todos nós, moradores de Contagem”, destacou.
Com capacidade de atendimento para 350 pessoas por dia e 10,5 mil por mês, a estrutura da UPA Nacional contará com recepção, salas de triagem e acolhimento, urgência e emergência, consultórios médicos, salas de medicação, ambulatórios de exames laboratoriais e de radiologia, enfermarias, além de áreas administrativas e de apoio aos profissionais de saúde que atuarão na unidade.
Investimento recorde na saúde
A construção da UPA Nacional confirma o compromisso da Prefeitura de Contagem em ampliar, modernizar e garantir um atendimento mais ágil e humanizado para toda a população. Ao todo, são mais de R$ 20 milhões investidos na saúde do município nos últimos três anos, com a implantação de três novas UPAs (Petrolândia, Nacional e Industrial); reformas estruturantes nas três unidades já existentes (JK, Vargem das Flores e Ressaca); ampliação do Complexo Hospitalar, com mais de dez intervenções no Hospital Municipal; criação de 40 leitos de enfermaria e mais dez de CTI, além da revitalização de diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Tudo para aumentar a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade.
CLIQUE AQUI e confira a galeria de fotos. JANINE MORAES/PMC