O trabalho da Prefeitura de Contagem, pautado pelo diálogo e pela parceria com a população, tem apresentado resultados positivos para a cidade. Desta vez, os frutos estão sendo colhidos pela comunidade do bairro Santa Cruz Industrial, que começou a receber as obras de implantação de rampas de acessibilidade em diversas ruas do território. Trata-se de uma antiga demanda que foi escolhida pelos moradores por meio de votação do Conselho Regional do Eldorado, e que foi acolhida pelo governo e está sendo realizada.
A intervenção contempla as avenidas Madri - onde as equipes estão atuando neste momento -, Santa Isabel e Pedro Olímpio da Fonseca; as praças Cinco e Paris; e as ruas Haia, Córdoba, Orleans, Mônaco, Lisboa e Brasiléia. A implantação de rampas de acessibilidade garantem o tráfego seguro para pessoas com mobilidade reduzida e usuários de cadeiras de rodas.
Morador do bairro Santa Cruz, Plínio Costa está acompanhando as obras de perto com a esperança renovada. Ele, que se locomove com cadeiras de rodas, exaltou a concretização de uma política pública inclusiva tão indispensável no município. “Eu agradeço muito a Prefeitura por essas obras. Nosso bairro se tornará mais acessível com as rampas e fico feliz de ver a cidade sendo cada vez mais preparada para garantir o direito de ir e vir para todos”, relatou.
O cumprimento de um compromisso firmado junto aos moradores e o fortalecimento da participação popular na construção da cidade foram pontos destacados pelo administrador da Regional Eldorado, José Carlos Menezes. “O Conselho Regional do Eldorado indicou a necessidade de implantar rampas de acessibilidade no bairro Santa Cruz e a Prefeitura acolheu. Agora, estamos concluindo mais essa obra importante, que garante que usuários de cadeiras de rodas e pessoas com dificuldade de locomoção em geral possam acessar qualquer via do bairro”, afirmou.
Para garantir que a acessibilidade seja efetiva, cada morador e lojista deve requalificar os passeios na frente dos imóveis, como prevê a legislação, que determina que a manutenção da calçada é de responsabilidade do proprietário do terreno privado existente no local, conforme lei de Limpeza Urbana (Lei Federal 188/2014), e o Código de Posturas Municipais (Lei Complementar Municipal 190/2014).
Além desta obra, outras oito intervenções indicadas pela comunidade e votadas pelo Conselho Regional do Eldorado também estão sendo ou serão realizadas no território em breve. No total, mais de R$ 4,2 milhões foram destinados neste programa somente na região do Eldorado. Todas as oito regionais de Contagem estão recebendo obras escolhidas pela população, com investimento de quase R$ 30 milhões.
Confira as intervenções programadas para a Regional Eldorado:
- Implantação de praça de lazer na rua dos Emboabas – Água Branca
- Substituição de passarela de madeira no beco Graciliano Ramos e construção de lixoduto – Parque São João
- Revitalização e requalificação de quatro becos que fazem ligação entre as ruas dos Ingás e dos Jatobás, no entorno da praça da Glória - Eldorado
- Reforma e requalificação das praças compreendidas entre a av. Dr. Guilhermino de Oliveira e rua Moara – Novo Eldorado
- Revitalização e requalificação do espaço da alça viária na av. Marechal Castelo Branco com av. Babita Camargos – JK
- Revitalização da praça e do parquinho em alvenaria e fechamento com gradil de segurança na av. Santa Isabel, esquina com av. Francisco Firmo de Mattos - Vila Jardim Eldorado
- Revitalização e requalificação da praça Adolfo Oliveira – Bela Vista
- Pista de caminhada na rua Carmélia Dutra e construção de dois quebra-molas ao longo da via e um na parte baixa da rua Santa Amélia – Beatriz
CLIQUE AQUI e confira a galeria de fotos. Adelcio Ramos/PMC