Foto: Lírio Santos e Silva/PMC
As atividades acontecerão entre os dias 9 e 27 de janeiro, em diversas localidades de Contagem

A Prefeitura de Contagem, durante o mês de janeiro, vai disponibilizar, por meio de atividades variadas, diversão, entretenimento, socialização e alegria a pessoas de idades diferentes, nas oito regiões do município. Com o tema “Férias para Todos”, a Prefeitura vai atender públicos a partir dos 5 anos, com atividades, ainda, para jovens e idosos.

Para o público entre 5 e 15 anos, a Colônia de Férias volta a acontecer na cidade, com muito esporte, diversão e entretenimento. Desta vez, os palcos para as crianças e adolescentes serão os parques Ecológico do Eldorado (entre 15/1 e 19/1) e Fernão Dias (22/1 a 26/1). As inscrições serão pela internet, no site da Prefeitura. Ao todo, 200 vagas serão disponibilizadas por período, podendo, diariamente, os interessados fazerem suas inscrições no próprio local, limitadas a 50 por dia, por ordem de chegada. As inscrições virtuais acontecerão na segunda-feira (8/1), a partir das 17h.

“Tivemos duas grandes experiências em 2023, com a participação de mais de 1.000 pessoas. Durante este mês de janeiro, mais uma vez retornamos às atividades, no intuito de ser uma opção de lazer, inteiramente gratuita, às pessoas que, porventura, não viajaram e queiram se divertir”, destacou o secretário de Esportes e Lazer, Ivayr Soalheiro.

Aos jovens, entre 15 e 29 anos, a Estação Juventude vai proporcionar uma série de atividades, como circo, rpg, lol, k-pop, forró, desenho, teatro, grafite, freestyle, fotografia, taekwondo, capoeira, inglês, cursos profissionalizantes de Libras, trança e corte/barbearia. Além disso, haverá, também, oficinas nas oito regionais da cidade. Para conferir a programação, os interessados podem acessar o Instagram da Estação Juventude.

“A ideia é pautar a juventude com um recorte para as férias e promoção dos direitos, que acontecerão tanto na Estação Juventude quanto nos territórios da cidade,  promovendo acesso à educação, cultura e lazer a quem frequentar”, ressaltou a superintendente de Juventudes, Camilla Costa Marques, que ressaltou não ser necessário que o interessado se inscreva com antecedência.

Idosos

Aos frequentadores do Programa “Contagem na Maturidade”, volta a acontecer a ação “De Férias com os avós”, que proporciona um momento de socialização e integração entre os avós e seus netos, estimulando a participação familiar, no intuito de fortalecer os vínculos familiares e comunitários, propiciando as trocas de experiências, saberes, vivências e prevenindo o isolamento social.

A atividade, que será na segunda quinzena do mês, já conhecida na cidade, trata da importância dos avós para a família e a família para os avós, bem como para a comunidade. Além disso, é mais uma possibilidade de garantir mais atividades envolvendo idosos da cidade. No mês de janeiro é bem comum que alguns avós cuidem dos netos, durante as férias. O ‘De Férias com os Avós’ é uma espécie de realização intergeracional, promovendo uma troca de experiências entre as faixas etárias”, comentou a superintendente de Política para a Pessoa Idosa, Ivone Pereira Castro Silva.

Serão ofertadas atividades diversas, nas oito regionais do município, tais como: brincadeiras, jogos, cantigas de roda, ioga, rodas de conversa com abordagem de temas diversos (respeito, afeto, valorização das diferentes gerações, entre outros) e serão, ainda, contadas histórias pelos avós aos seus netos. Haverá, também, festival de comidas feitas pelas avós e netos, oficinas educativas, piquenique e café coletivo. Não há necessidade de inscrição prévia.

Autor: jornalista João Cavalcanti