Provocativa, a exposição “Visibilidade: A Rua e Seus Olhares”, assinada pelo artista Daniel Márcio, a partir de sábado (6/1), ocupará o hall do Big Shopping. A mostra fotográfica, que ficará disponível até o dia 5 de fevereiro, das 10h às 21h, chama atenção da população, assim como das autoridades, para a realidade das pessoas em situação de rua, enfatizando a falta de políticas públicas para esse grupo. O acesso ao trabalho inédito é gratuito, e a classificação é livre. A exposição foi viabilizada pelo edital Movimenta Cultura, do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (FMIC).
“Visibilidade: A Rua e Seus Olhares” nasceu da urgência em retratar a realidade de pessoas em situação de rua, uma realidade que, assim como em Contagem, outras cidades do país também vivenciam e precisam auxiliar e uma vida melhor.
Daniel Márcio, que também faz a curadoria do projeto, contou que a exposição, além de mostrar o problema social, é um registro documental de histórias de pessoas que frequentemente são esquecidas. “É necessário dar visibilidade a esse grupo da sociedade que, muitas vezes, se torna invisível, excluído e marginalizado”, defendeu o artista.
A exposição, que agora ocupa o segundo andar do Big Shopping, após ter sido apresentada na Casa de Passagem de Contagem, traz uma série de fotos, destacando a vida e a trajetória de seis pessoas em situação de rua. A mostra conta ainda com um QR Code que direciona os visitantes para uma série de entrevistas. A escolha dos personagens, segundo Daniel Márcio, foi em parceria com a equipe de assistência social e acolhimento de Contagem. “O critério de seleção foi a diversidade e a pluralidade. O meu objetivo foi retratar pessoas em situação de rua, bem como registrar suas histórias de vida, a fim de conscientizar a população e trazer à tona questões polêmicas e muito contemporâneas sobre políticas voltadas para esse grupo de pessoas”, explicou o artista.
Após o período de exposição, a mostra seguirá para Belo Horizonte, despertando assim outros olhares. “A expectativa é que a exposição circule e ajude a sensibilizar a população e o poder público a ter um novo olhar para as pessoas em situação de rua”, finalizou Daniel Márcio, que é produtor cultural, videomaker e fotógrafo há mais de 20 anos.