Foto: Luci Sallum/PMC

As festividades natalinas ganharam um toque especial neste ano. Cerca de 40 pontos de decoração estão espalhados pelas oito regionais da cidade com o objetivo de incluir e encantar moradores de todos os cantos de Contagem. Além da decoração, a carretinha do Papai Noel itinerante tornou-se uma das atrações mais esperadas, visitada por pessoas de todas as idades.

No próximo sábado (23/12), a carretinha terminará seu trajeto, com uma emocionante caravana em direção ao Complexo Hospitalar de Contagem. Essa parada especial tornará a data ainda mais significativa para as crianças, pacientes do complexo. As praças, parques e avenidas decoradas poderão ser visitadas até o dia 6 de janeiro de 2024.

Segundo a prefeita Marília Campos, o Natal de Luz faz parte das políticas do município que possibilitam o acesso gratuito a diversas atividades de lazer e cultural. “Isso é um direito da nossa população. Nós iluminamos mais de 40 pontos da cidade para que as pessoas saiam de casa e ocupem os espaços públicos, para ter esse pertencimento de que a cidade é nossa e, juntos, podemos celebrar esse momento mágico que é o Natal”.

Em cada bairro, a iluminação natalina transforma as ruas com cores vibrantes e decorações encantadoras. No Riacho das Pedras, a praça referência foi a Carlos Luz, que conta com enfeites e pisca-pisca da cor verde. O local tem atraído muitas crianças, para brincar e tirar fotos com a decoração.

“A praça é sempre bem cuidada, mas agora com a iluminação está tudo muito lindo! Realmente se tornou um ponto turístico do Natal, em Contagem. Eu tenho reparado que muitas famílias vêm até à praça, principalmente, no calor ”, enfatizou o morador da região Ademar Costa, que tem o costume de ir ao local com sua filha de 3 anos, Esther, para brincar.

Além da alegria evidente nos rostos dos moradores, o sucesso do Natal de Luz é respaldado por dados impressionantes. O gerente do Parque Ecológico do Eldorado, Ricardo Freitas, destacou a importância desse turismo para a cidade. “No período natalino anterior cerca de 18 mil visitantes passaram pelo parque, agora, desde a abertura desta edição, já passaram aproximadamente 9 mil pessoas. Temos visto que muitos visitantes de fora estão vindo prestigiar, vemos cidadãos de Nova Lima, Sabará, Santa Luzia, Belo Horizonte. Muitos estão vindo aqui pra ver as luzes de Natal”, contou.

Praças Paulo Pinheiro Chagas, região Eldorado, e da Jabuticaba, na Sede. Fotos: Luci Sallum/PMC

Cidade Encantada em Nova Contagem

A praça do Coreto, localizada em Nova Contagem, foi o palco de muita alegria e diversão durante o evento ‘Cidade Encantada', que ocorreu nos dias 9 e 10 de dezembro. A praça foi preenchida por risadas, música, oficinas e diversão, proporcionando momentos inesquecíveis para todos os presentes. A peça intitulada "Natal Encantado" e a presença dos adoráveis personagens Bob e Gru, além dos queridinhos da Disney, Mickey e Minnie Mouse transmitiram a magia natalina para o público.

Vilas do Papai Noel em duas regionais

Os parques Gentil Diniz e Ecológico do Eldorado abrigam as “Vilas do Papai Noel”. Os locais estão decorados com imagens e símbolos característicos do Natal, árvores, túneis de luzes, presentes, renas e estrelas realçam todo o ambiente, tanto interno quanto externo. Na casa do Noel, o quarto, a cozinha e a icônica cadeira tradicional retratam o cotidiano da família Noel. Esses ambientes estão disponíveis para visitação de terça-feira a domingo, das 8h às 22h, até o dia 6 de janeiro.

Confira abaixo os pontos de decoração:

REGIONAL ELDORADO

• Av. João César de Oliveira

• Av. Norte Sul

• Parque Ecológico do Eldorado (Vila do Papai Noel)

• Praça da Glória

REGIONAL SEDE

• Casa de Cultura Nair Mendes

• Centro Cultural

• Igreja da Matriz (escadaria e arcos)

• Parque Gentil Diniz (Vila do Papai Noel)
  • Praça da Jabuticaba
  • Praça Tancredo Neves

• Praça Tiradentes

• Prédio da Prefeitura

REGIONAL VARGEM DAS FLORES

• Praça da Rotatória

• Praça da VC4

• Praça do Coreto

* com colaboração da jornalista Laura Adler e da estagiária Daniella Avelar.

Autor: estagiário Wendell Rafael sob supervisão da jornalista Ana Paula Figueiredo /Edição Carol Cunha