Diversão e muito aprendizado, essas são as palavras que resumem bem o evento de apresentação da história em quadrinhos “Turma do Contagito: Missão Riacho Verde” que aconteceu na sexta-feira (17/11), para aproximadamente 200 alunos da rede pública da região do Riacho. Em uma parceria com a PUC Minas Contagem, os estudantes das escolas municipais Professora Maria Olintha, René Chateaubriand Domingues e Deputado Jorge Ferraz e da escola Estadual Professora Conceição Hilário acompanharam uma programação que visava aproximar os jovens da educação ambiental. O evento foi articulado pelo Projeto “Riacho Verde”, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
Os alunos conheceram mais sobre o Projeto “Riacho Verde”, por meio de um vídeo e, logo após, foi feita uma leitura interativa da história em quadrinhos. Uma oficina de plantio de mudas complementou o processo de educação ambiental, todos saíram sabendo sobre os benefícios das árvores, como fazer um plantio correto e como cuidar das novas mudinhas.
O administrador da Regional Riacho, José Rodrigues, ressaltou o caráter educacional que o projeto passou neste último ano. “Em 2023, queríamos ir além das ações de plantio de árvores, o nosso objetivo era ajudar a construir uma comunidade mais consciente com o cuidado daquelas mudas que plantamos. Por isso a iniciativa de envolver as crianças, e esse material circulando nas famílias contribui para uma comunidade mais sustentável”.
A professora do 4º ano da Escola Municipal René Chateaubriand Domingues, Irene de Fátima, explicou como a história em quadrinhos é um material completo para a sala de aula. “Foi muito bom passar a manhã aqui, além dos alunos aprenderem a cuidar do meio ambiente, a revistinha também ajuda no desenvolvimento de outras habilidades como a leitura e a fala. É um material completo, muito bom para eles levarem para casa e compartilhar com irmãos e primos”.
Letícia Milrad, aluna da Escola Municipal Professora Maria Olintha, se divertiu muito e saiu, ao final do evento, com uma muda de manjericão para plantar. “Foi muito legal e eu aprendi muito, agora vou levar essa mudinha para plantar lá na horta da minha avó”.
O professor Cláudio Luiz Gonçalves, responsável por levar o projeto para a PUC Minas Contagem deixou as portas abertas para mais atividades com o Projeto “Riacho Verde”. “Foi um evento de grande repercussão e importância, promovendo o contato com a natureza e o desenvolvimento psicossocial dessas crianças. A PUC Minas Contagem está à disposição para colaborar com mais atividades que levem esse tema da preservação ambiental para nossa comunidade”.