Contagem investe de modo contínuo na melhoria do tráfego e no desenvolvimento econômico, sem perder de vista o cuidado com o social e com o meio ambiente. No sábado (11/11), a prefeita de Contagem, Marília Campos, inaugurou a alça do viaduto da avenida Babita Camargos, que dá acesso à Via Expressa, sentido Belo Horizonte. A nova alça tem cerca de 200 metros de extensão, em duas faixas que liga o curso de trânsito à marginal da Via Expressa. O investimento é de cerca de R$1,5 milhão.
Aproximadamente, 13.100 mil veículos acessam a Via Expressa todos os dias e, 144 linhas municipais e metropolitanas, passam pelo local. Além de reorganizar o fluxo de veículos, a nova alça vai melhorar o tempo das pessoas no tráfego, principalmente dentro dos ônibus, que agora terão rota livre para a Estação Eldorado. Outro fator importante é a melhoria da visualização de veículos e pedestres, com um campo de visão aberto, que permite enxergar 30 metros à frente, garantindo mais segurança a todos.
A prefeita explicou que a obra é uma contrapartida da construtora Direcional que realiza investimentos imobiliários em diversas regiões da cidade. Ela destacou que a intervenção da obra é importante porque desafoga o trânsito na região e também atrai investimentos, como é o caso de uma grande empresa do grupo Leroy Merlin que vai se instalar no terreno localizado na proximidade da via inaugurada.
“Essa empresa que já está com o projeto em aprovação vai gerar empregos, trazer progresso e mais desenvolvimento econômico para a nossa cidade”, destacou a prefeita.
Marília ainda frisou que embora a obra pareça pequena, ela tem um valor elevado. “Não é só o valor da execução, mas também tem a desapropriação do terreno, que foi pago pela Prefeitura. Então, é uma obra muito significativa e que contempla todos os objetivos que são do nosso governo: desenvolvimento econômico, geração de emprego, bem-estar para população e melhorias na mobilidade”.
A alça ajuda também quem usa o itinerário para acessar o metrô, uma vez que ele é utilizado não apenas por moradores de Contagem, mas também de cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). “Não é somente o contagense que pega o metrô. Tem o pessoal que vem do Barreiro e de Betim, que enfrentava o estrangulamento no tráfego. Agora, passa a contar com uma situação melhor. É uma obra que beneficia a região metropolitana”, ressaltou.
O presidente da Transcon, Saint Clair Terres, falou sobre a importância da via, uma vez que toda região sofre com os reflexos da construção da Arena do Atlético.
“Com a vinda da Arena, essa nossa região aqui foi muito impactada, em especial porque nós temos aqui o metrô. As pessoas acessam o estádio por ele e, na época, evidentemente, não havia essa previsão. Com a solução que hoje estamos entregando aqui, vai liberar a outra faixa do trânsito, que ficará exclusivamente para o acesso a Belo Horizonte, inclusive com permissão de velocidade maior, o que melhorará, e muito, o trânsito”.
Saint Clair Terres contou que seguindo os trâmites impostos pela concessionária de energia Cemig, os postes que estavam no local só seriam removidos no final de dezembro, o que impediria a utilização da nova via já pronta. “Dessa forma, a prefeita foi pessoalmente a Cemig realizar os pagamentos e conseguiu que o serviço fosse executado em um tempo recorde”.
Estiveram presentes na inauguração os vereadores Bruno Barreiro e Edgar Guedes. Também estavam presentes o secretário de Obras e Limpeza Urbana (Semobs), Rômulo Perili, o administrador Regional Eldorado, José Carlos Menezes, e o representante da construtora Direcional, Vitor Martins.
Destaque no relatório Firjan
Durante a inauguração e comunicando aos presentes que no terreno ao lado da via recém aberta será ocupado por uma empresa do Grupo Leroy Merlin, a prefeita Marília Campos falou sobre o reconhecimento que Contagem recebeu da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) em relatório divulgado em todo Brasil nos últimos dias.
“A cidade de Contagem foi apontada como a que tem a melhor gestão das contas públicas no Estado, a partir da avaliação de quatro indicadores - autonomia, gasto com pessoal, liquidez e investimentos. A cidade apresentou um desempenho de gestão de excelência, ficando à frente de Belo Horizonte, Uberlândia e Betim. Contagem é um orgulho”.
Sinalização
Para orientar os condutores sobre o novo acesso, serão implantadas sinalizações ao longo da av. Babita Camargos, indicando o caminho. O acesso antigo para a Via Expressa, que passa por baixo da av. Teleférico, sentido Belo Horizonte, será fechado.
Errei a entrada, e agora?
Quem perder o novo acesso para a Via Expressa pode fazer o retorno na Estação Eldorado, seguindo na av. Babita Camargos pela faixa da esquerda, chegando à rua dos Bonifácios e virando à direita na rotatória, para a av Presidente Kubitschek.
Ponto de ônibus desativado
Com o novo acesso, o ponto de ônibus, localizado na av. Presidente Juscelino Kubitscheck, logo após o viaduto da av. Teleférico, será desativado.
*Com colaboração da jornalista Gabriela Freitas
CLIQUE AQUI E ACESSE A GALERIA DE FOTOS