Unidade de saúde pública de primeira qualidade para atendimentos de pessoas com deficiência física, mental, auditiva e visual, o Centro Especializado em Reabilitação Antônio de Oliveira, CER IV Contagem, está completando cinco anos. Para comemorar a data, a Prefeitura de Contagem está organizando uma comemoração à altura do espaço que, desde sua inauguração, atendeu 8.015 pessoas com deficiência, em um total de 257.073 atendimentos em diversas especialidades, 100% ofertados pelo SUS. A comemoração dos cinco anos da unidade acontece nesta quinta-feira (9/11), com show do bloco Apaetucada.
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nesses cinco anos, já foram contemplados com aparelho de amplificação sonora individual, 2.931 usuários, sendo entregues 5.917 aparelhos auditivos. Já entre entre os usuários contemplados com órteses, próteses e materiais especiais (OPMs) foram 1.756 usuários, totalizando 2.480 OPMs. Já entre os usuários com deficiência visual foram contemplados 199 usuários, com 313 OPMs.
Em seu quinto ano de existência, o equipamento ficou ainda melhor com a habilitação dada pelo Ministério da Saúde para que próteses e órteses sejam produzidas no local. Diante da qualidade dos serviços prestados, a unidade também passou a atender a região de Betim e mais 12 municípios. Com essa pactuação, celebrada no primeiro semestre de 2023, os usuários dessas cidades são atendidos nos setores de oficina ortopédica, ostomia e reabilitação visual. O CER IV já atendia as cidades de Ibirité e Sarzedo, que estão na microrregião de Contagem.
Administrado pela Apae-BH, por meio de uma parceria com a Secretaria de Saúde, o CER IV Contagem é um dos maiores e mais completos equipamentos de saúde pública voltado para o atendimento às pessoas com deficiências no estado de Minas Gerais.
Equipe multidisciplinar
Localizado no nº 800 da avenida José dos Santos Diniz, bairro Europa, o equipamento tem este nome por fazer parte da categoria IV ao oferecer habilitação, reabilitação e acompanhamento a quatro tipos de deficiência: visual, auditiva, física, intelectual e múltiplas deficiências.
No local as usuárias e usuários são atendidos por uma equipe de saúde multidisciplinar formada por fisioterapeuta, fonoaudióloga, psicóloga, terapeuta ocupacional, assistente social, nutricionista, enfermeiras, médicos, dentre outros. A porta de entrada para o serviço oferecido no CER IV é pela Unidade Básica de Saúde (UBS), que faz o encaminhamento.
Apaetucada
A partir das 9h30, a comemoração dos cinco anos do CER IV é comandada pelo bloco Apaetucada. A formação original reúne 40 ritmistas, entre jovens e adultos, que têm algum tipo de deficiência e estão ligados pela música pela qual praticam a inclusão e a participação social. Nesta apresentação, a festa será embalada por um grupo reduzido, mas cheio de animação.