A política está em todo lugar e precisa ser exercida por todos. Em Contagem, o Projeto “Dia do Vereador Mirim” vem ampliando o conceito e a prática da democracia para os alunos do ensino fundamental, a partir dos 12 anos. Promovido na Câmara Municipal, pela Escola do Legislativo, em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), o projeto proporciona o entendimento sobre o processo legislativo e que a política envolve muito mais que o trabalho realizado nos gabinetes e órgãos dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.
Na última semana (26/10), os estudantes e vereadores mirins passaram um dia inteiro na Câmara Municipal de Contagem, acompanhando o trabalho dos vereadores e realizando tarefas práticas, como redação de projetos de lei, que poderão ser aprovados.
Na quarta-feira (1º/11), os 21 vereadores mirins, representantes das escolas do município, foram recebidos pela prefeita Marília Campos, no hall da sede da Prefeitura. A prefeita parabenizou os estudantes e os vereadores da Câmara Municipal por viabilizarem um projeto tão importante, que oferece a aprendizagem prática, sobre o funcionamento da Câmara e o papel dos vereadores no município. Marília cumprimentou os pequenos legisladores do município, conversou com eles sobre as experiências no projeto e falou sobre a história de lutas no Brasil, ressaltando a importância da participação e da formação dos jovens sobre política.
“Eu já atravessei vários momentos da conjuntura brasileira. A política precisa de muita mobilização e participação social para que os projetos sejam construídos e executados. A política é parte da nossa vida. Às vezes, muita gente entende como política apenas a função do vereador e do prefeito. Mas a ideia de política é muito mais ampla que isto, é de conquista e luta”, destacou.
Marília ainda ressaltou o papel importante de representação que as lideranças comunitárias exercem nos conselhos das regionais da cidade e deu um para casa para os vereadores mirins: pensarem como eles podem atuar junto aos conselheiros e à Prefeitura.
A vereadora mirim, Iris Gabriele de Oliveira, 13, aluna da Escola Municipal Leonardo Sadra, disse que está sendo muito bom representar as pessoas. "Eu me sinto como a voz da minha comunidade e estou aprendendo muito sobre propostas de projetos de lei que são um meio de melhorar a cidade. Somos representantes mirins e temos um papel político. Estou super interessada e aproveitando muito esta experiência”, declarou.
O também vereador mirim, Pedro Henrique, 14, aluno da Escola Municipal Vereador Benedito Batista, disse que está achando a experiência muito legal. “Estou gostando muito de ser um vereador mirim, de estar representando a minha cidade. Eu aprendi muitas coisas novas que achei bem interessantes e importantes, porque o vereador representa o cidadão, sendo encarregado de fazer projetos para ajudar a comunidade”, disse.
Dia do Vereador Mirim
A Lei 5269/2022, de autoria do presidente da Câmara Municipal, vereador Alex Chiodi, garante que o projeto aconteça todos os anos, em outubro, mês em que se comemora o Dia das Crianças. Neste ano, as atividades do “Dia do Vereador Mirim”, que já está na segunda edição, começaram com o desenvolvimento do tema “política” pelos professores nas escolas municipais, incluindo todos os alunos do ensino fundamental, do 7º ao 9º ano. Os estudantes que tiveram mais afinidade com o tema foram selecionados, em um processo interno, realizado em cada escola, que depois se tornou regional e, por fim, municipal, para chegar aos 21 representantes.
A seleção se deu a partir da produção de uma redação, em um processo pedagógico, que envolveu leitura, produção e interpretação de texto. A secretária de Educação, Telma Fernandes, aproveitou a visita para parabenizar os vereadores mirins, selecionados entre quase 60 mil alunos da rede pública municipal de ensino, escolhidos para realizar o projeto.
A prefeita Marília Campos destacou a importância da parceria com a Secretaria de Educação. “Foi fundamental esta relação com a Secretaria, porque a seleção dos alunos foi feita de acordo com a quantidade de escolas que temos em cada região, possibilitando a representação de vereadores mirins em todas elas”, ressaltou.
A corregedora da Câmara Municipal e coordenadora da Escola do Legislativo, Eliane de Oliveira, disse que o projeto é um grande incentivo para a juventude de Contagem. “Durante o dia que passaram na Câmara, eles ouviram uma palestra sobre o poder legislativo e tiveram a oportunidade de fazer um projeto de lei, um requerimento e uma moção, além de participar de uma reunião simulada e votar projetos, conhecendo na prática como tudo acontece, principalmente no plenário”, destacou.
A vereadora Moara Saboia também enfatizou a importância da ação. “Este projeto funciona como uma base para a formação cidadã dos alunos. Além disso, é muito emocionante, porque tivemos um dia muito iluminado na Câmara. Nós, vereadores, vimos ali o sentimento dos jovens de pertencimento à cidade, a vontade de ajudar a sua comunidade e o empenho em fazer requerimentos e até projetos de lei para tornar a nossa cidade melhor”, observou.
Também participaram da visita, pais de alunos, professores e vereadores de Contagem.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos. Fotógrafa: Janine Moraes/PMC