As obras das estações de transferência de passageiros na avenida João César de Oliveira, que fazem parte do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), estão sendo realizadas conforme cronograma e caminham para serem finalizadas. Neste momento, as intervenções de remanejamento das redes de energia elétrica (necessária para o alargamento das faixas em alguns pontos) e a revitalização do pavimento estão sendo executadas.
Mais especificamente no Trecho II do Corredor Norte-Sul, na avenida João César de Oliveira, próximo ao supermercado Assaí, está sendo realizado o remanejamento da rede elétrica para alargamento das pistas de rolamento para implantação do corredor. Em outras palavras, isso significa que a posição dos postes precisa ser mudada para que seja possível ter um pleno funcionamento do sistema, com mais uma pista para os veículos comuns.
Enquanto é executada essa parte, fica disponível apenas uma via de rolamento para os motoristas. A faixa dos ônibus também muda por enquanto, sendo a segunda mais próxima do passeio. Até o início de novembro essa etapa, que acontece em parceria com a Cemig, será finalizada.
Após o remanejamento, tanto os ajustes no greide (nivelamento da rua), quanto a ampliação das faixas de trânsito será possível. As estações 3 e 4 também precisarão de ajustes para que a estação nivele com o greide da via. Já as estações 9 e 10, por exemplo, devem ter mais uma faixa de trânsito edificada, de modo a permitir maior circulação de veículos e evitar retenções temporárias.
As demais estações seguem em fase de conclusão da edificação. Essencialmente, todas estão em fase final, com os acabamentos, sinalização externa e interna e ligação dos padrões elétricos (energização, realizada em parceria com a Cemig) com testes de iluminação interna. Ajustes na pavimentação no entorno de algumas estações também estão sendo finalizados, como é o caso das estações 1, 5, 6, 7 e 8.
A previsão é que todas as obras integrantes do Corredor Norte-Sul sejam concluídas no ano que vem. O período de testes com os ônibus do Sistema Integrado de Mobilidade será iniciado logo em seguida.