28 OUT 2023
DEFESA SOCIAL
TRANSCON
Defesa Civil de Contagem realizou simulado nessa sexta-feira (27/10), na Trincheira do Itaú
Foto: Ronnie Von/PMC
A ação visou ações preventivas em épocas de chuvas

Nessa sexta-feira (27/10), a Defesa Civil de Contagem fez um simulado na Trincheira do Itaú, em local próximo à Vila Samag, no entroncamento das avenidas David Sarnoff e Babita Camargos, no intuito de garantir a segurança da população em épocas chuvosas. Durante o teste, a fim de garatir o êxito da ação, com bom andamento da ação e sem prejudicar o trânsito, as vias ficaram paradas por pouco tempo.

O simulado teve como objetivo apresentar e definir os protocolos e as ações preventivas que devem ser adotadas por cada instituição que compõe e operacionaliza o Plano de Contingência de Enfrentamento a Desastres de Contagem (Plancon). Dessa forma, busca-se evitar transtornos e tragédias já no próximo período chuvoso, especialmente em casos de alagamentos ou se houver necessidade de fechamento e monitoramento de alguma rua ou avenida.

A equipe da Defesa Civil fez, de início, um monitoramento visual, ocupando pontos de bloqueio na trincheira e região e, por fim, a desmobilização. Após o simulado foram discutidos os pontos-chaves da ação na região. “O simulado, tendo o Plancon como apoio, foi importante para que possamos estar preparados e orientados sobre ações que possam surgir no pré-desastre e desastre em eventuais situações“, explicou a subsecretária de Proteção e Defesa Civil de Contagem, Ângela Gomes.

Plancon

O simulado integra também o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (Plancon) 2023-2024, que está sendo finalizado pela Prefeitura e que será apresentado na próxima terça-feira (31/10) na Prefeitura de Contagem.

O Plancon é um documento que estabelece procedimentos para a gestão de riscos e desastres, permitindo uma atuação mais qualificada e coordenada dos órgãos envolvidos, o que contribui para a redução de danos e prejuízos decorrentes de desastres naturais e catástrofes socioambientais.

CLIQUE AQUI e confira a galeria de fotos: Fotógrafo: Ronnie Von/PMC

Autor: Jornalista Leonardo Melo / Edição: João Cavalcanti