O incentivo e o acesso à leitura são um dos pilares do desenvolvimento cultural e social de todo município. É por isso que, em Contagem, a Biblioteca Pública Dr. Edson Diniz, conhecida como Casa Rosa, está aberta para visitas e empréstimos de livros para toda a população. O espaço é um casarão histórico que compõe o complexo do Centro Cultural Prefeito Francisco Firmo de Matos Filho e possui um acervo que conta com mais de 20 mil exemplares de livros dos mais variados temas. A biblioteca está localizada na rua Dr. Cassiano, 102, no Centro, com funcionamento de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Aos interessados, o empréstimo de livros é condicionado ao cadastro prévio, em que o leitor precisa apresentar um documento de identidade com foto, assim como um comprovante de residência. É importante ressaltar que o usuário deve ter idade igual ou superior a 16 anos. Cada usuário pode solicitar até três livros para empréstimo, com prazo de devolução máximo de 14 dias.
A Biblioteca Pública Dr. Edson Diniz conta com um visitação recorrente, com aumento durante o período de férias ou feriados. Entre os títulos mais procurados estão de literatura infantil, brasileira e estrangeira, espíritas e autoajuda. A média de exemplares emprestados gira em torno de 450 livros por mês.
História do local
A Biblioteca Municipal foi criada em 1953 e recebeu o nome de Dr. Edson Diniz, em homenagem ao médico que, à época, se dedicava ao tratamento de famílias acometidas pelo tifo. Posteriormente o Dr. Edson adoeceu, ficou isolado e morreu vítima da doença. A biblioteca está instalada na casa rosa desde junho de 2008.
Centro Cultural Prefeito Francisco Firmo de Matos Filho
O Complexo do Centro Cultural Prefeito Francisco Firmo de Matos Filho é formado por dois casarões coloniais (Casa Amarela e Casa Rosa) remanescentes do século XIX e um casarão em estilo eclético (Casa Azul), construído no início do século XX. A Casa Amarela e a Casa Azul estão fechadas temporariamente para restauração.