06 OUT 2023
DESENVOLVIMENTO URBANO
HABITAÇÃO
Moradores da rua Secóia e proximidades começam a separar documentos para a escritura dos imóveis
Foto: Luci Sallum/PMC

Mais uma comunidade de Contagem fica satisfeita por assistir ao início das atividades para chegar à titulação do seu domicílio em cartório. Nesta quinta-feira (5/10), a quadra da Escola Estadual José da Silva Couto ficou lotada de moradores da rua Secóia durante a Assembléia..

A titulação vai atingir aproximadamente 900 famílias da rua e proximidades. O local, no bairro Jardim Laguna, região da Ressaca, também é conhecido como Vila Teleférico, pois ocupa uma faixa de domínio do Teleférico Itaú, com a comunidade iniciando sua formação na década de 1990.

A prefeita Marília Campos fez questão de liderar a eleição, formando uma comissão de representantes da comunidade que vai participar de reuniões e multiplicar as informações.

“Este é um dia especial. Estou feliz por vocês, porque desta vez a escritura vai sair. Temos uma empresa com experiência, com uma equipe capaz, formada por topógrafo, engenheiro, advogada e outras pessoas quevão auxiliar a comunidade”, disse ela, completando que esta é a realidade do programa “Minha Casa”, que vai beneficiar, ao todo, quase 11.600 mil famílias nesta etapa de regularização fundiária.

Durante o encontro, foram apresentadas a equipe da Práxis Consultoria e Projetos, empresa licitada, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento e Habitação (SMDUH) e eleitos por aclamação os representantes dos moradores que vão acompanhar todo o processo até a escritura.

Rua Secóia também receberá o asfalto novo

A prefeita também explicou que em anos anteriores a Prefeitura chegou a concluir algumas titulações para algumas comunidades. No enatnto, na rua Secóia, só foi iniciado o processo. “Nós sabemos do sonho de vocês e comungamos com esta esperança que vai se tornar realidade. O título vai valorizar o imóvel, que vai poder ser transferido, vendido posteriormente”, disse ela, disse informando que a 3ª etapa do Programa “Aasfalto Novo” será iniciada na região e vai atingir 46 ruas da Ressaca, incluindo a própria rua Secóia.

Marília também informou que a Prefeitura já reservou os recursos para as regularizações fundiárias em curso. O valor é de cerca de R$ 10 milhões. “O planejamento segue fluindo dentro do previsto, com definição das comunidades prioritárias que entram na modalidade de interesse social e já temos as empresas licitadas para cumprir as etapas”, afirmou, conclamando aos presentes que reúnam os documentos necessários para que todo processo exigido pela lei e pelo cartório seja adiantado.

História

Um dos moradores antigos do local, Josué Rodrigues, faz parte da comissão de moradores. “Há 35 anos moro na rua Secóia e há 60 no bairro Jardim Laguna. Vou ajudar os trabalhos auxiliando quanto aos documentos das pessoas, uma vez que a escritura é um sonho que vai se tornar realidade”, disse Josué.

O casal Dayanne e Eldai Rodrigues também demonstrou confiança no processo de titulação: “Moramos há cinco anos e a titulação vai ser uma vitória para nós”, disse ela. “Estamos muito felizes”, acrescentou ele.

Duas pessoas que também fazem parte da história da rua Secóia e da Ressaca, o vereador Gegê Marreco e o seu pai, o ex -vereador Marreco, elogiaram a disposição da atual gestão. O ex-vereador lembrou que várias melhorias foram feitas nesta e em gestões anteriores, o que melhorou a qualidade de vida da população dos bairros da região. “Agora será a vez da escritura tão sonhada por todos”, completou Gegê.

Galeria de fotos: Luci Sallum/PMC

Autor: Noeme Ramos / Edição: João Cavalcanti