Nessa quinta-feira (5/10), a Vigilância Sanitária (Visa) de Contagem promoveu encontro com representantes das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), para orientar sobre as legislações pertinentes à atividade no município. A capacitação, realizada na casa de vidro (Centro de Educação Ambiental Vargem das Flores) no Parque Gentil Diniz, possibilitou ao órgão fiscalizador esclarecer sobre as exigências e normas técnicas para a regulamentação das ILPIs.
Segundo a assessora da assistência vinculada à Visa, Elane Lobo, a Vigilância Sanitária é pautada em três pilares: a promoção, a recuperação e a prevenção da saúde. “A prestação de serviço das ILPIs é de complexidade alta, precisa ter muita atenção. A Vigilância Sanitária, desta forma, está aqui para demonstrar qual é o papel das instituições na prestação desse serviço, a fim de que tudo seja feito de uma forma adequada, dentro da norma sanitária”, explicou.
A superintendente de Política da Pessoa Idosa, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Ivone Pereira Castro Silva, afirmou que a proximidade entre as instituições e a Visa é muito importante para assegurar os direitos dos idosos com prestação de serviço de qualidade. “O nosso papel é garantir os direitos humanos. Portanto, precisamos fiscalizar e acompanhar, além de dar apoio para o idoso, para que ele tenha os direitos preservados.”, pontuou.
Com o tema “Instrução para prestação de serviços de instituição de longa permanência para idosos”, as inspetoras de saúde e assessoras da Visa, Raiza Volpato, Mariana Cabral, Magda Maurelli e Maria Cristina Bernardes, evidenciaram as exigências acerca da infraestrutura, documentação, processos de trabalhos e recursos humanos, conforme a lei vigente. Após a apresentação, o público participou de um debate a fim de esclarecer as dúvidas. Além da palestra, os participantes receberam uma cartilha informativa com todas as orientações necessárias para o funcionamento dos estabelecimentos.
Para o responsável pela Casa do Jeitinho da Vovó e do Vovô, Marcos Benedito, o evento deu mais visibilidade para as questões técnicas que são tão importantes quanto o cuidado com os idosos. “Esses conhecimentos são essenciais, agregam muito para nós. Então, foi muito importante esse momento aqui”, destacou.
A representante da instituição Recanto Familiar, Aparecida Silva Pereira, avaliou como positiva a iniciativa: “Para mim está sendo muito útil. Estou começando agora, então absorver todos esses ensinamentos é maravilhoso”.
ILPIs
Segundo o Ministério da Saúde (MS), as Instituições de Longa Permanência para Idosos são destinadas à residência de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com ou sem suporte familiar e em condições de liberdade e dignidade, podendo ou não ser governamentais.
Galeria de fotos: Fábio Silva/PMC