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Notícias
SET
26
26 SET 2023
DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
SERVIÇO
Mais inclusão: Prefeitura implanta serviço de saúde para as pessoas com deficiência auditiva
Foto Noticia Principal Grande
Foto: Fábio Silva/PMC
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Com o objetivo de ampliar a acessibilidade aos serviços de saúde para as pessoas com deficiência auditiva do município, a Prefeitura de Contagem implantou, na última sexta-feira (22/9), o serviço de intérprete de Libras para acompanhar a pessoa surda nos atendimentos em saúde. O evento de lançamento do serviço foi realizado na Associação dos Surdos de Contagem (ASC), e integrou a programação da Semana da Pessoa com Deficiência.

O intérprete de Libras para os pacientes surdos poderá auxiliar nos atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde, UPAs, Hospitais, Maternidade, CER IV, Centros de Consultas Especializadas, Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e Centro de Atendimento e Inclusão Social (Cais).

O secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, explicou como funcionará o serviço. “O acompanhamento poderá ser realizado presencialmente, mediante agendamento prévio, ou, também, por meio de chamada de vídeo, para ajuda instantânea”, disse. Dessa forma o paciente ou profissional do equipamento de saúde deve entrar em contato com a Central de Libras por meio dos números: (31) 99263-9286 / (31) 97139-9180. O serviço vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A superintendente de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Dandara Matchelli, contou que o serviço garantirá agilidade e ajudará na comunicação entre o profissional e o usuário, com a tradução em Libras de todas as informações, proporcionando assistência mais humanizada e segura.

“A iniciativa é uma parceria das secretarias de Saúde e Direitos Humanos e Cidadania com a Associação dos Surdos de Contagem (ASC), que, atualmente, tem cadastrado no sistema 1.043 pessoas surdas. O serviço contemplará todas essas pessoas e será expandido também para quem não possui o cadastro na Associação. Alguns usuários não são alfabetizados no português e se comunicam somente por Libras, o que gera dificuldade de entendimento para os profissionais de saúde. Com essa tradução a comunicação será efetiva”.

Autor: Isabela Melo / Edição: João Cavalcanti
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