Na quarta-feira (20/9), o Sine Contagem recebeu dezenas de pessoas com deficiência em busca de uma oportunidade para uma vaga no mercado de trabalho. A ação foi promovida pela Prefeitura, em alusão à Semana da Pessoa com Deficiência. As vagas foram oferecidas por 18 empresas, sendo 11 que delas enviaram representantes e conversaram com as pessoas no mesmo dia, conhecendo os candidatos e, em alguns casos, já fazendo o encaminhamento deles. As vagas foram direcionadas às pessoas com deficiência física, auditiva, intelectual, visual e múltiplas.
De acordo com o secretário de Direitos Humanos e Cidadania e deficiente visual, Marcelo Lino, o trabalho para a pessoa com deficiência é um dos pilares para a construção da inclusão: “A Prefeitura sempre pauta a questão de uma cidade mais igualitária. Hoje, nosso trabalho está sendo de intermediar que empresas parceiras, estando presencialmente ou não, possibilitem essas oportunidades a esse público”.
Entre as 11 empresas presentes, estava a ADM Distribuidora, que ofertou três vagas de repositor e três de operador de caixa. “Trabalhamos sempre pensando na qualidade e no prazer que cada funcionário tenha ao trabalhar na nossa empresa, além de enfatizar que esse público não seja taxado como uma pessoa com deficiência, mas que está ali como parte da empresa e sendo valorizado como qualquer outra pessoa”, disse a analista de recrutamento de seleção, Ana Luiza.
Os feirões de empregabilidade possibilitam que nichos específicos da população concorram a uma vaga, de várias empresas, em um único dia, como explicou a subsecretária de Trabalho e Geração de Renda, Mara de Castro. “A população, em um único deslocamento, pode passar por um processo de seleção por várias empresas, gerando a população maior eficiência na recolocação no mercado de trabalho”.
Luciana Gonçalves, 44, tem deficiência física congênita, e está desempregada há um mês. A candidata está em busca de uma vaga na área administrativa, e tem boas expectativas. Devido à sua dicção, a contagense disse que sempre encontrou dificuldades em conseguir uma colocação: “Quando o foco muda, com as empresas abrindo portas às pessoas com deficiência, é uma oportunidade imensa que temos e buscamos abraçar. O mercado é complicado, principalmente se temos algum problema de comunicação. Para mim, hoje, foi gratificante".
Galeria de fotos: Adelcio Ramos/PMC