Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Contagem e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Prefeitura Municipal de Contagem
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Rede Social Flickr
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
AGO
23
23 AGO 2023
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
SERVIÇO
TRABALHO E DESENV. ECONÔMICO
TRABALHO E RENDA
Prefeitura lança o serviço Sine Mais Oportunidades, que vai otimizar vagas de empregos na cidade
Foto Noticia Principal Grande
Foto: Ronnie Von/PMC
enviar para um amigo
receba notícias
O intuito é encurtar o tempo e economizar recursos de quem busca uma oportunidade ou mesmo recolocação no mercado

A Prefeitura de Contagem, nesta quarta-feira (23/8), lançou o serviço “Sine Mais Oportunidades”, que vai servir como um otimizador das vagas publicadas na entidade municipal. O foco, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, é conseguir resultados ainda mais expressivos quanto à empregabilidade dos moradores da cidade.

A subsecretária de Trabalho e Renda, Mara de Castro, ressaltou a importância da modernização do processo, que vai melhorar o serviço na cidade, com maior eficiência no encaminhamento dos candidatos às vagas. “O Sine de Contagem é referência para muitas outras cidades no Estado, pela rapidez de atendimento e pelos resultados. Contagem, hoje, é a segunda cidade em Minas Gerais que mais gera empregos. No entanto, entendemos que era necessário refletir, em números ainda melhores, a potencialidade de empregabilidade que a cidade tem. Muitas vezes, a gente emitia a carta de recomendação e o candidato, chegando à empresa, não tinha a qualificação que era buscada. Isso acarretava em perda de tempo, financeira e até mesmo um desalento nas próprias pessoas, que passam a ficar desanimadas em buscar uma nova colocação”, destacou.

Com a implantação do novo sistema, que começa a funcionar nesta quinta-feira (24/8), o morador da cidade terá uma maior facilidade de cadastramento e um retorno mais assertivo do próprio Sine. Mara destacou a importância da formatação desse novo serviço, que é composto por uma equipe de psicólogos, que irão filtrar informações a cruzar dados dos currículos cadastrados com as vagas oferecidas, o que buscará um maior sucesso nas indicações de candidatos.

“No sistema anterior havia uma série de situações que poderiam ocorrer e dificultar o acesso do candidato à vaga, como a necessidade de deixar o filho com alguém, a dificuldade financeira para o deslocamento, a falta de aptidão para a função pretendida, entre outras. Devido ao desespero do desemprego, muitas vagas eram procuradas, mas o candidato não preenchia os requisitos. Agora vamos otimizar tudo isso, fazer esse cruzamento de dados e necessidades das empresas e buscar um resultado mais virtuoso tanto para as empresas quanto para quem busca uma colocação”, frisou.

O passo a passo para o novo sistema pode ser acessado aqui.

Construção do processo

De acordo com a Superintendente do Sine, Alessandra Lopes, “o planejamento começou em 2021, foi feito um estudo do desempenho e foram feitas propostas de melhorias, o que está sendo concretizado nesse lançamento, que é um serviço que vai agregar muito à população”.

“Conseguimos adquirir uma ferramenta que vai nos atender, continuaremos o atendimento presencial, mas vamos conseguir ampliar nossos serviços, buscando, assim, que outras empresas, pequenas, médias ou grandes nos procurem ou busquem nossos parceiros, que podem servir de ponte para que consigamos, cada vez mais, aumentar a empregabilidade no município”, completou.

Por fim, a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, Daniela Tiffany, salientou que “a partir desta quinta-feira (23/8) iniciaremos um processo novo, que estará à disposição das pessoas, visando amenizar deslocamentos, custos e aumento de possibilidades assertivas. Conseguiremos dar um apoio à distância, enviar a carta de recomendação por e-mail e WhatsApp e nos aproximarmos mais das pessoas, conhecê-las, entendendo suas habilidades e como ela pode ser indicada a um determinado ofício”. “Todos os dias vemos divulgações expressivas de vagas, mas precisamos quer cada uma seja preenchida pelo máximo de pessoas que atendam”, finalizou.

Estiveram presentes ao lançamento representantes do Sest/Senat, Rede Cidadã, Cras, Cefort, OSC Sociedade Cultural e religiosa de Minas Gerais (SCRMG) e de regionais da cidade.

Galeria de fotos: Ronnie Von/PMC

Autor: João Cavalcanti/PMC
Seta
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024
Copyright Instar - 2006-2024. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia