Estudantes e educadores da rede municipal de Educação e da Fundação de Ensino de Contagem (Funec) já podem realizar suas inscrições para a 3ª Mostra Audiovisual Escolar (MAVE), que ficam abertas até o dia 16 de outubro. Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) serão responsáveis por inscrever, via internet, os participantes. O projeto envolve a Secretaria de Educação (Seduc), a Funec e a Secretaria de Cultura.
A edição de 2023 do MAVE trabalhará por meio de produção audiovisual o tema “A Paz como cultura: vivencie esta ideia”, e pretende estimular estudantes e educadores a criarem filmes que provoquem a reflexão sobre a paz como valor cultural. Além disso, há o intuito de mostrar formas de construí-la no cotidiano escolar em resposta aos discursos que fomentam a violência.
Podem participar os estudantes matriculados e profissionais da educação das escolas municipais e da Funec. Os profissionais da Educação poderão participar, individualmente, produzindo seus vídeos, ou como “coordenadores” de grupos (2 a 5 estudantes).
Os ganhadores da 3ª edição da Mostra Audiovisual Escolar (Mave) irão receber prêmios, como camiseta, placa e kit youtuber, conforme está no edital. Haverá júri popular e técnico. No júri popular, o vencedor será o vídeo com o maior número de "curtidas" dentro da sua categoria. Em caso de empate, a decisão será baseada no maior número de "comentários". Já no júri técnico,o vídeo que atender melhor os critérios descritos no edital, será premiado.
Inscrições
A inscrição é gratuita e deve ser feita somente on-line por meio dos formulários disponíveis no regulamento ou nos seguintes sites: http://portalpmc.contagem.mg.gov.br/estudacontagem/ ou https://www.portal.contagem.mg. gov.br/portal/editais/3. Após a inscrição, os responsáveis nas escolas e Cemeis devem enviar o comprovante para a Comissão Organizadora do III MAVE pelo e-mail mave@edu.contagem.mg.gov.br.
Mostra Audiovisual Escolar
A Mostra Audiovisual Escolar, conhecida como Mave, promove e estimula as expressões culturais por meio da linguagem cinematográfica. Em sua primeira edição, os participantes expressaram suas lembranças e sentimentos relacionados à escola durante o período da pandemia, com o tema “Minha Escola tem Memória”. No ano seguinte, em 2022, o evento prosseguiu e abordou o tema central “Sankofa: revelando negras histórias”, com o objetivo de resgatar histórias negras, ao mesmo tempo em que celebra a riqueza da diversidade cultural presente no município. O projeto é realizado pela Prefeitura, por meio das Secretarias de Educação e de Cultura - Secult e a Fundação de Ensino de Contagem - Funec.