A Prefeitura de Contagem lamenta o falecimento do cantor e compositor Carlos Roberto Cordeiro, conhecido popularmente por Tau Brasil. O artista foi vítima de um infarto, aos 61 anos.
Nascido em Fronteira dos Vales, Vale do Mucuri, nordeste de Minas Gerais, Tau Brasil era neto de repentista e escolheu Contagem como seu lar, encantando as pessoas com sua arte. Ele morava no bairro Alvorada, local que protagonizou vários shows na sacada de seu apartamento. O projeto, que nasceu na pandemia, acabou dando certo e virou uma marca dele: o "show da sacada".
Sua música era capaz de transportar o público para imagens e melodias da vida simples do interior, retratando um Brasil autêntico e genuíno. Ao longo de sua carreira artística, recebeu reconhecimento ao ser premiado em 16 festivais brasileiros.
O último show de Tau foi em Lapinha da Serra. Neste sábado (5/8), faria um show em Águas Formosas, ao lado do filho, Augusto. O velório do artista foi marcado para às 16h de sexta-feira (4/8) e o enterro às 10h de sábado (5/8).
Tau deixa a esposa Francisca Cardoso e os filhos Arthur e Augusto. A Prefeitura se solidariza à família, amigos e fãs neste momento de dor, compartilhando o sentimento de perda e saudade.
O artista
Tau Brasil emoldurou imagens em melodias sobre a vida simples do interior, de um Brasil puro e verdadeiro. Natural de Fronteira dos Vales, carregou, por 34 anos, influências de tradições e lendas dos vales do Mucuri e do Jequitinhonha.
Em Contagem, foi figura presente no 1º Arraial da Baderna na Praça Jabuticaba; Projeto “Café com Viola”, realizado no Parque Gentil Diniz; show “Tau Pai, Tal Filho”, entre outras diversas apresentações e congratulações em editais municipais.
Ao longo da carreira lançou seis CDs, o mais recente “Tau Pai, Tal Filho”, gravado, ao vivo, no Teatro da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, em 12 de dezembro de 2014, em comemoração aos seus 25 anos de carreira e o primeiro registro fonográfico com a participação de Augusto Cordeiro.