Na última terça-feira (25/7), prefeitos e representantes de municípios brasileiros participaram do Seminário Nacional de Participação e Adesão ao Pronasci 2, no Palácio da Justiça, em Brasília. O intuito do encontro foi ouvir, colher as demandas e, a partir disso, articular políticas públicas em prol das populações nas diversas cidades brasileiras. A Prefeitura de Contagem esteve presente, sendo representada pela secretária de Defesa Social, Viviane França.
““Contagem está entre os 163 municípios contemplados no Pronasci 2. Além de compreendermos os eixos do programa, trocamos experiências importantes com todos os municípios representados. Na ocasião, apresentamos, ainda, o escopo dos programas de prevenção desenvolvidos na nossa cidade, bem como as sugestões de Contagem para o programa”, explicou a secretária.
O seminário trouxe temas sensíveis a respeito de segurança pública e promoção da cidadania. “A participação do município de Contagem no lançamento do Pronasci II foi marcada com a representatividade das políticas que fomentam a prevenção e cidadania em respeito à diversidade e pluralidade. Contagem, na atual gestão, está alinhada com as diretrizes do Ministério da Justiça, por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania”, destacou a subsecretária de Segurança de Contagem, Sírlei de Sá Moura.
O Seminário também trouxe oficinas com representantes municipais para discutir prioridades e estruturas necessárias à implementação do Pronasci II nas cidades. Além disso, a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos do Ministério da Justiça (Senad/MJSP) e a coordenação do Pronasci promoveram oficinas sobre os Centros de Acesso a Direitos e Inclusão Social (Cais).
O intuito foi apresentar a ideia de espaços para atendimento de pessoas em situação de extrema vulnerabilidade, com demandas relacionadas ao uso de drogas e pessoas em contato com o sistema de justiça criminal por conta da Lei de Drogas.