12 JUL 2023
OPERAÇÕES
Força-tarefa apreende 20 toneladas de fios de cobre em Contagem
Foto: Guarda Civil de Contagem/PMC
Uma operação integrada entre a Guarda Civil de Contagem (GCC), órgãos fiscalizadores municipais e as forças de segurança do Estado, identificou um galpão com 20 toneladas de fios de cobre e cabos furtados na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A força-tarefa foi viabilizada com a contribuição da Gerência de inteligência da GCC.

Os trabalhos foram comandados pela Polícia Civil, que apreendeu o material, e contou com a participação de agentes da Guarda Civil, da Receita Municipal, Vigilância Sanitária, Fiscalização de Posturas, equipe da Zoonoses, além de fiscais da Cemig e de empresas de telefonia. A comandante da Guarda, Anita de Carvalho, detalhou a operação ocorrida na sexta-feira (7/7).

“Esta operação integrada é fruto da articulação do grupo de trabalho criado para tratar da questão do furto e vandalismo de fiação. Envolveu todas as forças de segurança, Ministério Público Estadual, Receita Municipal, órgãos de fiscalização e Guarda Civil. A Polícia Civil vinha monitorando o galpão e executou a apreensão contando com sua expertise e o auxílio da Gerência de Inteligência da Guarda, que cruzou as informações”, disse.

No galpão, localizado na Cidade Industrial, foi descoberto um sistema de engenharia de produção dos itens roubados que visava dificultar a identificação do material como sendo ilícito. Os cabos de energia e telefonia eram armazenados e cortados. Em seguida, triturados em uma máquina, com alto grau de sofisticação, que separa o cobre de alto valor comercial da capa de plástico. Por último, os elementos separados eram colocados em “bags” para revenda.

O proprietário do galpão foi preso e itens como celular, notebook e cadernos com anotações foram apreendidos. A Polícia Civil dará prosseguimento às investigações.

Grupo de trabalho

Para combater a incidência de furtos e roubo de fios de cobre, a Prefeitura de Contagem montou um grupo de trabalho integrado com outros órgãos e forças de segurança em setembro de 2022. No início deste ano, criou um Disque-Denúncia via WhatsApp para intensificar as medidas preventivas e as ações para redução dos casos. O número é o (31) 97306-4423 e registra, durante 24h, queixas anônimas por meio de relato e envio de áudios, imagens e vídeos.

Integram o grupo de trabalho a Guarda Civil de Contagem; as secretarias municipais de Defesa Social, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de Desenvolvimento Urbano e Habitação; secretarias Municipal e Estadual de Fazenda; Ministério Público, polícias Civil e Militar de Minas Gerais.
Autor: Rômulo Abreu / Revisão: Ana Paula Figueiredo