Em Contagem, desde terça-feira (11/7), pessoas vivendo com HIV/AIDS ou que tiveram contato direto com fluidos e secreções corporais de pessoas suspeitas ou confirmadas para varíola dos macacos podem receber a vacina Mpox.
Segundo o Ministério da Saúde (MS), a monkeypox, popularmente conhecida como varíola dos macacos, é uma doença zoonótica viral, causada por um poxvírus do subgrupo orthopoxvírus, que faz parte da família do vírus da varíola. Sua transmissão ocorre por meio do contato direto com secreções respiratórias, lesões de pele ou fluidos corporais de uma pessoa infectada.
Lesões parecidas com catapora ou bolhas que podem surgir no rosto, dentro da boca e em outras partes do corpo, calafrios e inchaços em pequenas glândulas, especialmente em regiões perto do pescoço, são alguns dos seus sintomas.
O esquema de vacinação da Mpox é composto por duas doses, com quatro semanas de intervalo entre a primeira e a segunda dose. Caso as pessoas contempladas no público-alvo apresentem doenças febris agudas, é necessário aguardar a recuperação para receber a dose da vacina.
O imunizante está disponível de segunda a sexta-feira, das 15h às 21h, na sala de vacina do Big Shopping (avenida João César de Oliveira , n º 1275 - Eldorado). Para receber a dose do imunizante, é necessário comprovar comorbidade, além de apresentar o cartão de vacina e documento com foto.
Público-alvo: