Em Contagem, a manhã de domingo (2/7), foi de muita aventura, superação, esportes radicais e também de inclusão para jovens cadeirantes no parque Fernão Dias. A abertura das trilhas ecológicas do local atraiu adeptos da caminhada e do mountain bike. São 8,5 quilômetros de percurso com muita natureza, aclives e declives que tornam a prática diferenciada na área de proteção ambiental.
A prefeita Marília Campos esteve no local para fazer a trilha e conferir os investimentos realizados para deixar o Fernão Dias ainda melhor para as famílias. "Adotamos este espaço para todos aqueles que querem curtir a natureza, o esporte, ter aventuras, diversão com a família. Inauguramos as trilhas, mas estamos recuperando o velódromo, plantamos 5.000 árvores, colocamos brinquedos para as crianças, fizemos parcerias, entre outros”, disse a prefeita, enumerando as melhorias.
“Tudo isso é muito importante, porque não só garantimos os espaços para as famílias, como também projeta a cidade, para o Estado e para o país, por meio dos grandes eventos de esporte radical que vamos fazer aqui, estimulando nossos atletas. Para quem não conhece o parque Fernão Dias, vale a pena conferir!", ressaltou.
Fotos: Adelcio Ramos/PMC
Conforme explicou a secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Maria Tereza Camisão, o parque já tinha uma estrada que dava para ser utilizada como trilha, mas agora são oito quilômetros de percurso na mata, todas sinalizadas para a população usar. "Tem como fazer as trilhas reduzidas, tanto de bicicleta como a pé, mas tem a opção dos oito quilômetros. A próxima etapa vai ser a reforma da pista de bicicross. A nossa intenção é resgatar essa vocação do Fernão Dias de ser um bike parque, pois este é um dos únicos parques do Estado que tem um velódromo", explicou.
Fotos: Adelcio Ramos/PMC
Moradora do Novo Eldorado, Verônica Mendes de Souza foi com as filhas, Ayra e Yandra, de 13 e 9, fazer a trilha ecológica. Para ela, o Fernão Dias tem uma memória afetiva, pois sua família frequentava o local desde a sua infância. "Curti demais a trilha, foi a coisa mais linda. Venho aqui, depois que reabriu, quase todo final de semana, nossa história com este parque é antiga. Estou extremamente feliz com essa reforma, com mais essa opção de poder reviver e vivenciar esta trilha. Precisava deste contato com a natureza", contou.
Inclusão na Trilha Ecológica
Na inauguração das trilhas, jovens cadeirantes puderam ser incluídos no trajeto. Maria Eduarda Silva, 16, e Artur Neves, 13, fizeram a trilha ecológica na cadeira de acessibilidade "Julietti". Eles chegaram ao local na van do Programa Sem Limite, que transporta pessoas com mobilidade reduzida no município, e ficaram ansiosos para ter a primeira experiência no meio da mata.
A Julietti é uma cadeira adaptada, conduzida por duas pessoas que permite a participação das pessoas com mobilidade reduzida nas trilhas de pequena ou grande dificuldade. Ela foi projetada pelo engenheiro Guilherme Cordeiro para a esposa Juliana Tozzi, que desenvolveu uma síndrome neurológica irreversível, poder fazer esportes como o montanhismo, ao qual era adepta.
Maria da Piedade Silva Arruda, tia de Maria Eduarda, confessou que ficou um pouco receosa no início. "Estava doida para ela participar, pois a vida dela é basicamente de casa para o trabalho. O significado deste dia, de poder participar desta trilha é muito importante para nós", disse.
Maria Eduarda voltou super animada da trilha, filmou o trajeto e se divertiu. "Foi uma experiência incrível, nunca mais vou esquecer. Uma aventura, muito obrigada por tudo!", agradeceu à equipe que a conduziu na Julietti.
O Artur Neves também já quer repetir a experiência. "Quero voltar mais vezes, curti muito essa sensação de estar na natureza", disse. Sua mãe, Valdineia Gil, acompanhou a trilha ao lado do filho. "A equipe foi muito profissional, nos passou segurança. Foi uma experiência maravilhosa estar assim ao ar livre", contou.
Foto: Adelcio Ramos/PMC
Para quem quiser ter essa experiência, em breve, a cadeira estará disponível para agendamento.
Diversão em Cena
As famílias também lotaram a tenda do Parque Fernão Dias na apresentação da peça “Rainha da Neve”, montagem da Cyntilante Produções. O teatro abriu a programação de julho do “Diversão em Cena”, promovido pela Belgo Arames e Fundação ArcellorMittal.
Fotos: Adelcio Ramos/PMC
Moradora do bairro Fonte Grande, Thayná Ferreira de Queiroz levou a afilhada Júlia, 7, e o filho Ravi, 5, para assistirem a peça. "Nós adoramos e viemos em todas as programações. Essas atividades são sensacionais, pois antes não tínhamos muitas opções culturais gratuitas para as crianças. Somente íamos para a pracinha e ficávamos lá. Hoje temos mais atrações", afirmou.
GaleriaTrilha Ecológica - Fotos: Adelcio Ramos/PMC
Galeria Diversão em Cena - Foros: Adelcio Ramos/PMC