A Prefeitura de Contagem promoveu, na manhã do último sábado (3/6), a ação “Mais humana e população migrante”, no CSU Industrial. O objetivo foi oportunizar à população migrante o conhecimento sobre seus direitos e o acesso aos serviços públicos do município, no que refere à saúde, trabalho, geração de renda e participação popular.
A ação contou com a parceria da Revoluciona Med, iniciativa formada pela união do Instituto Brasileiro de Ciências Médicas Juscelino Kubitschek (IBCMED); Faculdade da Saúde e Ecologia Humana (Faseh); UniBH; Inspirali, que junto com os acadêmicos ofereceram oficinas voltadas à saúde da mulher e criança e a saúde mental. Além do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados(SJMR); da Organização Internacional para Migrantes (OIM), que facilitou as atividades para as crianças e suas famílias e o apoio às ações de empregabilidade e do Sesc com as atividades de lazer e recreação.
O monitor da ação, Lucas Martins, reforçou a importância da ação humanitária. “Saímos com a bagagem cheia de momentos edificantes e com a certeza definitiva de que a medicina tem o potencial de resgatar a dignidade do outro. A vivência por acadêmicos e acadêmicas de medicina permite a sensibilização e o despertar de um olhar diferencial para que o acolhimento na saúde ocorra para todos e todas, de forma universal, como deve ser”.
Segundo informações da Polícia Federal (PF), de janeiro de 2000 a junho de 2021, foram registrados cerca de 4.000 migrantes na cidade, com idade entre 30 a 44 anos. De acordo com o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, a iniciativa representou o compromisso da gestão na construção efetiva de políticas públicas para a população migrante. “A Prefeitura, de forma intersetorial, vem desenvolvendo um trabalho para receber, acolher e orientar a população migrante. Os dados da PF reforçam a importância dessa ação, que estamos promovendo nessa manhã reforçando”.
Para o superintendente de Políticas de Defesa dos Direitos Humanos, Leonardo Lacerda, o objetivo da ação foi atendida.”Apresentamos o fluxo do SUS Contagem com o propósito de fazer com que esta população acesse os equipamentos, construindo uma política que seja plural, abrangente e acolhedora, que tenha uma abordagem mais humanizada”.
O evento foi uma promoção conjunta das secretarias de Direitos Humanos e Cidadania, de Governo, da Saúde, de Desenvolvimento Econômico, e de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar.