Após alguns meses, as intervenções do Parque Gentil Diniz estão em fase final. O objetivo é melhorar a qualidade do espaço para a população, garantir mais infraestrutura, acessibilidade, segurança, iluminação, além de possibilitar mais atividades recreativas de educação ambiental, que vão estimular a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade. A entrega da revitalização do parque será no dia 3 de junho, iniciando a programação das atividades que marcam a Semana do Meio Ambiente.
Nesta etapa das intervenções, estão sendo finalizadas a revitalização da entrada (brise, telhado, guarita, banheiro da guarita, portão, gradil, rampa, passeio e ladrilho hidráulico); revitalização do Centro de Educação Ambiental (CEA) Vargem das Flores na área externa e nos banheiros; finalização de pintura da passarela de acesso à sede do CEA Vargem das Flores, do guarda-corpo e corrimão interno do parque.
Além disso, o Centro de Educação Ambiental Vargem das Flores também está sendo mobiliado com mesas e cadeiras, garantindo mais conforto para os visitantes durante as atividades educativas.
Segundo o diretor de parques, Rafael Mendes, o parque integra o patrimônio ambiental e cultural de Contagem e está localizado no coração da cidade. Todo trabalho foi executado para reafirmar a importância do parque como um grande atrativo turístico e integrar o Complexo Cultural da região Sede.
“Queremos que o parque se torne um lugar ainda mais fantástico que já é, que torne convidativo a toda população e visitantes de outras cidades, que terão o privilégio de conhecer esse grande legado de Contagem com todas suas as nuances”, explicou.
Além das trilhas Eco-cultural e dos Sentidos, os visitantes também poderão participar da Trilha de Percepção Ambiental, que será implantada no parque após a reforma. Outra novidade será a Casa do Bicho-pau, realizada em parceria com o Cefet MG, onde as crianças e os visitantes poderão viver a experiência de ter o contato com o inseto que possui uma aparência parecida com folhas, gravetos, galhos e até líquens, dificultando sua localização e a identificação na natureza.
Durante a atividade, serão abordadas informações sobre o animal, mostrando sua importância na cadeia alimentar, dentre outras.
Mesmo com as intervenções em andamento, o parque manteve as portas abertas à visitação da população, recebendo, inclusive, exposições no Casarão.
Obras
Já foram realizadas melhorias em todo entorno do Gentil Diniz, como remoção das grades e escavação da fundação do baldrame; a reforma e instalação da nova grade; implantação de novo passeio e baldrame; a execução do recuo da grade para o ponto de ônibus; além da revitalização do gradil, que foi reformado e pintado.
Foram realizadas as intervenções de recapeamento e alargamento do passeio e paisagismo. No mês de março, foram instalados dois balanços duplos, escorregador e mesas para jogos no “Bosque das Jabuticabeiras”.
Também está sendo feita a recuperação das nascentes, com desassoreamento e tratamento com pedras nas margens do córrego Acácias, evitando o solapamento da margem, e plantio de mudas de árvores nativas para auxiliar e proteger o córrego dentro do parque.
Clique aqui, confira as fotos e veja as intervenções do parque.