O Projeto Ginástica de Trampolim, oferecido pela Prefeitura, foi comunicado da convocação de seis atletas da equipe para representar o Brasil no Campeonato Pan-Americano Júnior 2023. O que comprova a excelência do trabalho que vem sendo desenvolvido em Contagem e formando atletas de nível internacional. A disputa ocorrerá entre sexta-feira (12/5) e domingo (14/5) em Monterrey, no México. O projeto é realizado em parceria com a Associação de Ginástica de Trampolim de Contagem (AGTC).
Na categoria júnior foram convocadas as atletas, Clara Vasconcelos, Maria Luiza Marcante, Gabriela Rodrigues e Eduarda Vicente. As ginastas vão disputar o torneio nas provas individual e sincronizado. Já na categoria sênior, os representantes de Contagem serão Ana Luiza Soares e Rafael Andrade. Ambos também disputarão no individual e sincronizado.
De acordo com a coordenadora do projeto, Cristina Trópia, as atletas “Clara, Maria Luiza e Gabriela já participaram de eventos internacionais defendendo o Brasil. Já Eduarda, caçula do grupo, com apenas 12 anos, fará a sua estreia, mostrando grande evolução, apesar de muito nova”.
Com grandes exibições no ano de 2022, Gabriela Rodrigues foi campeã Pan-Americana, Sul-Americana e conquistou o sexto lugar no mundial. Já Clara Vasconcelos e Maria Luiza Marcante ficaram com o quinto lugar no campeonato mundial na prova de trampolim sincronizado em 2021.
Nos sete anos que compõe a equipe de Trampolim de Contagem, Maria Luiza Marcante já possui três convocações para mundiais na bagagem e viverá a experiência de participar pela primeira vez do Pan-Americano. Com a sensação de gratidão pelas oportunidades que o projeto proporcionou, Maria destacou que a meta mínima é chegar ao menos entre as cinco melhores. “Minha expectativa é ganhar medalhas, para honrar as oportunidades que sem o projeto, eu nem imaginaria conquistar. Aqui é como se fosse minha segunda família”, declarou.
Destaque na categoria sênior, Ana Luiza participou do último Campeonato Pan-Americano e compôs a equipe que ficou com o vice-campeonato por equipe. No mundial da modalidade em 2022, junto a Julia Rocha, terminou em oitavo lugar na prova de trampolim sincronizado.
Mais experiente da equipe, Rafael Andrade, 37, que atualmente mora e treina na Alemanha, chegou ao projeto em 2022 e trouxe na bagagem o fato de ser o único atleta brasileiro da modalidade a participar dos Jogos Olímpicos. Com um currículo vasto e uma história de várias conquistas e participações em eventos internacionais representando a seleção Brasileira, Rafael ficou em 15º na Rio 2016.
Na expectativa para competir em mais um Pan-Americano, Ana Luiza agradeceu “a oportunidade de representar o Brasil e ter contato novamente com atletas de outros países, ganhando ainda mais experiência e aprendizado”.
Focada e confiante em um bom desempenho, a atleta acredita que com a constância de treinos mais intensos, como a repetição de séries nessa fase pré-competitiva, e a realização de avaliações é possível chegar preparada ao torneio para competir em alto nível.
A delegação brasileira, com os atletas representantes de Contagem, embarcará para o México na segunda-feira (8/5) e retornará após a realização do Pan-Americano, uma semana depois (15/5).