Para garantir a preservação e recuperação do meio ambiente urbano, a Prefeitura de Contagem desenvolveu o Projeto Técnico de Reconstituição da Flora (PTRF), que irá melhorar a qualidade de vida, além de trazer mais benefícios ambientais, sociais e econômicos para a população contagense. O projeto, sob coordenação da por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), irá contemplar diversas áreas verdes no município que estão em perímetros urbanos, como o caso da Área Verde do bairro Vila Itália, na região Sede.
O local está passando, desde o final de março, por várias intervenções e a previsão de entrega é para o fim de junho deste ano. A área está passando por capina e roçado; limpeza total com retirada de lixo e entulho; também será feita supressão de espécies invasoras; cercamento, proteção e delimitação da área e plantio de cerca de 3.000 mudas nativas, como ipê, cedro, paineira, guapuruvu.
A área verde da Vila Itália possui uma área com cerca de 18 mil metros que, por muito tempo, ficou sem o devido cuidado. Segundo o subsecretário de praças, parques e jardins, Lindomar Diamantino, o local é de grande importância para o município e a sua valorização é necessária para a preservação do patrimônio ambiental, que irá favorecer as futuras gerações da comunidade do entorno.
“A área verde da Vila Itália é um dos locais que trabalharemos para fazer reflorestamento em Contagem. Iremos seguir o cronograma que estamos trabalhando desde o ano passado, para cuidar desses locais que consideramos importantes para Contagem, plantando árvores nativas, melhorando o paisagismo e em algumas até construindo pistas de caminhada para a população”, afirmou.
Além de deixar a cidade mais bonita, a preservação das áreas verdes trará vários benefícios, não apenas para a comunidade do entorno, mas também irá contribuir com todo o município.
Entre elas, podemos destacar melhorias na qualidade do ar, pois ajuda a absorver os poluentes e emite oxigênio; ajuda na biodiversidade, fornecendo habitats para diversas espécies encontradas em áreas urbanas, são ótimos espaços para recreação e socialização da população, fortalecendo os laços da comunidade; é um equipamento que ajuda no controle de enchentes, e por fim, também ajudam na redução da temperatura dentro do município.
De acordo com Lindomar, a Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com as regionais administrativas, irá organizar um levantamento por toda cidade, de áreas onde poderá aplicar o reflorestamento dentro de cada região.
“Com o fim do período chuvoso, vamos planejar e assim que chegar em setembro retornarmos com os plantios nesses locais escolhidos pelas regionais”, explicou.
Outros locais que estão programados para receber intervenções são os parques Oitis, Vale das Orquídeas, Tapera e Bouganville.