Uma reunião para tratar de assuntos relacionados à melhorias na iluminação pública de do município, entre a equipe técnica da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semobs) e os representantes de todas as oito regionais de Contagem: Sede, Eldorado, Riacho, Industrial, Ressaca, Nacional, Petrolândia e Várzea das Flores, aconteceu, na terça-feira (4/4). No encontro, foram apresentadas a proposta de modernização da iluminação; resoluções internas e a exposição dos resultados sobre o tema levantados pelo site de Geoprocessamento de Contagem, o GEOContagem.
A Prefeitura de Contagem receberá 2.000 novas lâmpadas, com melhor potência para iluminar a cidade. As antigas luminárias, compostas por vapor de mercúrio, serão completamente substituídas pelas novas de LED. Essa medida sustentável trará para a cidade mais economia, mais segurança à população e maior durabilidade. A modernização faz parte do Programa Minas LED e aguarda aprovação da Cemig para ser executada.
Atualmente, as demandas trazidas pela população referentes à iluminação pública (troca de lâmpada, extensão de rede e modernização/LED) são feitas pelo contato com as administrações regionais e também por meio do telefone 0800 283 1225, do WhatsApp (31) 99524-2016 e do e-mail pmciluminacontagem@gmail.com.
Os responsáveis das regionais registram, no sistema do GeoContagem, cada solicitação feita, o endereço e os detalhes de cada demanda. É feita então uma filtragem dessas solicitações, eliminando endereços duplicados e eventuais inconsistências. Com todas essas etapas concluídas, as manutenções, seguindo a ordem de cadastramento, são iniciadas.
Na sequência, a equipe responsável pela iluminação empenha-se, inclusive aos sábados e domingos, para concluir as intervenções que estão em atraso. Durante a reunião foi reforçada a relevância da boa comunicação entre os moradores que fazem as reclamações e os servidores. É de suma importância que haja, ao fazer os pedidos de alguma manutenção, clareza sobre o endereço e todos os detalhes necessários para a localização do ponto a ser atendido.
Ou seja, pontos de referência, especificação do objeto a ser trocado/revitalizado, endereço exato, quantidade de lâmpadas queimadas, de qual lado, são detalhes indispensáveis para que as manutenções ocorram com agilidade. Quando não localizados, os endereços cadastrados voltam para a central e o processo precisa se repetir, atrasando a realização dos trabalhos.
Em 2021, 7.375 luminárias comuns foram substituídas por lâmpadas de LED na cidade. Em 2022, o número de luminárias comuns substituídas por lâmpadas Led foi de 7.142. De janeiro até o mês de março de 2023, já foram feitas mais trocas de lâmpadas comuns por Led. A modernização da iluminação pública tem garantido relevante economia aos cofres do município. Em 2022, a redução na fatura de energia de Contagem girou em torno de R$900 mil mensais. O valor investido em 2021 e 2022 na modernização da iluminação pública foi de R$12,6 mil.
O parque luminotécnico de Contagem já encontra-se atualizado em 85% com lâmpadas de LED no sistema da concessionária Cemig. O restante está sendo planejado para a devida conclusão no próximo edital, que está em fase de estudo pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos. A previsão para conclusão é entre os anos de 2023 e 2024.
A Diretoria de Iluminação Pública de Contagem reforça a necessidade do apoio junto a população no que se refere ao furto e vandalismo das luminárias, dispositivos que são bens públicos e devem ser utilizados da melhor forma possível e cuidados em parceria com os moradores. As denúncias de vandalismos podem ser feitas pelo Disque-Denúncia (WhatsApp) 31-97306-4423 ou por meio do 153 da Guarda Civil, 24 horas por dia.