Preocupada em manter a cidade cada vez mais limpa, a Prefeitura de Contagem tem atuado em diferentes frentes para oferecer serviços de manutenção, que garantem dignidade à população. Serviços de remoção manual e mecanizada de resíduos sólidos descartados irregularmente, limpeza de fossas, manutenção do aterro sanitário e ecopontos, coleta convencional e seletiva, galpão de recebimento de pneus, além da própria capina e varrição são exemplos disso.
Sendo a capina um serviço essencial para manter o bem-estar da população, a Prefeitura tem se empenhado em realizar os serviços nos principais corredores da cidade, principalmente nos canteiros centrais, seguindo o planejamento traçado. Atualmente, as regiões atendidas são Riacho - iniciando pelo bairro Inconfidentes e, atualmente, no Riacho das Pedras - e Vargem das Flores, partindo do Darcy Ribeiro e seguindo para o Icaivera.
Prejudicado no final de 2022 e início deste ano, por causa das chuvas, que impedem o serviço e, por outro lado, ajudam o crescimento do mato, foi necessário planejar e realizar mutirões a fim de o serviço voltar a ficar eficiente. Com a estiagem, o serviço voltou a acontecer, dando mais segurança aos transeuntes e aos motoristas.
Para otimizar a prestação de serviço de capina, a Prefeitura de Contagem está elaborando uma nova licitação que será publicada ainda este ano a fim de garantir um serviço ágil e que atenda às oito regiões. Para mais informações sobre o cronograma de atendimento da capina por bairros, o contagense pode procurar a administração regional da qual faz parte.
Vale ressaltar que a incidência de casos de dengue e chikungunya não tem relação direta com o aumento do mato. O principal gerador de arboviroses é o descarte de lixo irregular, que ocasiona o acúmulo de água parada. Também por isso, estão ocorrendo, paralelamente, mutirões de limpeza e ações multidisciplinares de combate ao mosquito transmissor da doença em toda a cidade
Confira o balanço de ações de zeladoria realizados nos últimos dois anos:
2021
205.173,84 toneladas de resíduos coletados;
111.718 quilômetros de sarjetas varridas;
20.677,12 toneladas removidas de resíduos descartados em vias;
3.795 quilômetros de vias capinadas;
2022
205.173,84 toneladas de resíduos coletados;
117.612,74 quilômetros de sarjetas varridas;
20.087,44 toneladas removidas de resíduos descartados em vias;
2.873,39 quilômetros de vias capinadas.