Nenhuma ocorrência foi registrada em dois eventos de grande porte promovidos pela Prefeitura de Contagem no último final de semana. Com público estimado de cerca de oito mil pessoas, o show do rapper Djonga, ocorrido sexta-feira (24/3), na rua José Pedro de Araújo (Passarela do Samba), no bairro Cinco, em Contagem, transcorreu normalmente. O mesmo aconteceu na 2ª Corrida Contagem Por Todas, evento que contou com a presença de mulheres, meninas, crianças, jovens, adultas e idosas e que aconteceu no domingo (26/3).
De acordo com o diretor operacional da Guarda Civil, Antônio Marcos Moreira Dias, as estratégias traçadas e a forma de abordagem favoreceram o resultado positivo. “O show do Djonga e a corrida foram dois desafios, por envolverem um público grande. Contudo, aumentamos o efetivo e fizemos nossas ações nas adjacências e aumentamos o número de viaturas. Toda essa ação não apenas deu a sensação de segurança para o público, como não tivemos quaisquer ocorrências”, destacou. “Na corrida trabalhamos da mesma forma. Isso proporcionou às mulheres, um sentimento de segurança. O nosso foco, neste evento específico, foi justamente fazer esta proteção a fim de que as participantes se sentissem seguras desde que deixassem suas casas”, continuou.
Dias disse, ainda, que a operação envolvendo a segurança em eventos da cidade visa justamente garantir que as pessoas que frequentam os espaços públicos sintam-se seguras e acolhidas: “Do início ao fim, o nosso trabalho visa dar tranquilidade para quem está naquele local. Estamos em constantes estudos, conversando com as pessoas, buscando melhorar e acredito que estamos num caminho que está garantindo esses resultados. O retorno que a população nos dá, fazendo alertas, participando de questionários, é um ótimo ponto de partida que conseguimos desenvolver e trabalhar com eficiência”.
Próximos planos
A Prefeitura de Contagem já iniciou diálogo intersetorial com secretarias e setores da segurança visando a 2ª Corrida do Trabalhador, que ocorrerá em maio. O número de competidores será superior ao de 2022, o que vai exigir uma vigília e uma atenção dos responsáveis por garantir um evento tranquilo aos competidores. Quanto a isso, Dias foi enfático, ao dizer que “vamos trabalhar em conjunto, dialogando de uma forma estratégica para que tenhamos o mesmo sucesso que ocorreu nestes eventos recentes”.
João Cavalcanti
Galeria de fotos - Show Djonga
Galeria de fotos - 2ª Corrida Contagem Por Todas