Contagem está passando por um “pente fino” para prevenção da dengue e da chikungunya. Esse é o nome de uma das operações realizadas para combater o mosquito Aedes aegypti, agente transmissor dessas doenças.
Quando a Secretaria de Saúde (SMS) identifica uma área de alto risco, conforme constante monitoramento realizado, os agentes de combate às endemias (ACEs) intensificam as visitas nos locais indicados para eliminar os focos do mosquito.
Como o município está em alto risco para epidemia de dengue e chikungunya, neste mês de março e decretou situação de emergência em saúde pública, os “pentes finos” estão sendo realizados quase diariamente nos distritos sanitários com mais risco.
Até o dia 21 de março, foram notificados 1.867 casos de dengue e 180 confirmados e para chikungunya foram notificados 388 casos e 157 confirmados.
Conforme explicou a supervisora-geral do Distrito Eldorado, Ursula Cristina, o trabalho de “pente fino” é realizado com objetivo de eliminar os focos de forma imediata. Para isso, os profissionais identificam uma área onde estão sendo notificados muitos casos de arboviroses junto ao setor de epidemiologia.
Logo depois fazem o mapeamento da região, e de forma minuciosa, realizam as visitas nos locais em busca dos resíduos que possam ser vetores para proliferação do mosquito. “Avaliamos o que pode ser retirado no momento da visita, recolhemos e levamos para o descarte correto. Se for muito material, voltamos no outro dia para pegar. Então é isso, eliminamos o foco de imediato”, contou.
A moradora da região do Eldorado, Maria de Lourdes Parreiras, que recebeu a visita dos agentes em sua residência para a operação, contou que esse trabalho é necessário para conscientizar a todos sobre o dever de cada um no combate à dengue e chikungunya.“Acho muito importante essas visitas porque está cuidando da saúde da população. Tem muita gente que não cuida do quintal, deixa muito lixo espalhado, ainda mais aqui que está tendo muito caso. Então é importante para poder evitar as doenças.”, disse.
Segundo a supervisora de campo do Distrito Ressaca, Leila de Morais, geralmente, nas regiões em alerta, os agentes encontram muitos problemas, como calhas entupidas, caixas d´águas abertas e inservíveis que acumulam água. “Diante do cenário que encontramos, esse trabalho de pente fino é muito importante, porque assim a gente consegue identificar os focos e verificar o que está acontecendo naquela área”, pontuou.
Ainda de acordo com Morais, o município possui ecopontos, unidade onde a população pode descartar pequenos volumes de alguns resíduos, como telhas, garrafas de vidro, móveis (máximo 2m), madeira (máximo 2m), entulhos (máximo 2m) e restos de poda de jardim, o que ajuda a eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti e outros vetores transmissores de doenças.
Conforme explicou a técnica da Subsecretaria de Saneamento e Serviços Urbanos, Nilma Souza, atualmente, o município possui 27 Ecopontos, que funcionam de segunda a sábado, das 8h30 às 12h, e das 13h às 16h50. “O pequeno gerador que tiver material para ser descartado, pode procurar o Ecoponto mais próximo de sua casa. Lembrando que é proibido descartar lixo comum, animais mortos, eletrodomésticos, resíduos líquidos ou contaminantes”, ressaltou a técnica.
Para mais informações basta ligar no número 0800 283 1225.
Encontre o ecoponto mais perto de você
Distrito Vargem das Flores
Rua São Miguel - Estaleiro I (referência: final da Rua Santa Cruz)
Rua Maria José Chiodi - Nova Contagem (referência: esquina com rua VL 26)
Rua Hercilio Gomes da Silveira - Darcy Ribeiro
Rua VL 15 - Nova Contagem (referência: esquina com rua VL 17)
Distrito Industrial
Rua Guilherme Ciriene - Jardim Industrial (referência: próximo a rua Barão do Rio Branco)
Distrito Sede
Av. Pref. Gil Diniz - Fonte Grande (referência: ao lado campo de futebol Vila Itália)
Av. Perimetral - Perobas (referência: ao lado da Escola Municipal Professor Ricardo Braz Gomes Barreto)
Rua Fernando Ferrari - Praia (referência: em frente a academia de bombeiros)
Rua Lavras - Maracanã (referência: esquina com rua leopoldina)
Rua Ipê - Colonial (referência: perto da rua palmeiras)
Distrito Eldorado
Rua Padre José Diniz - Bela Vista (referência: ao lado da linha ferroviária)
Rua Candeias - Eldorado
Rua Dr. Cassiano - Água Branca (referência : próximo à Vila Paris)
Distrito Riacho
Rua Halley - Durval de Barros (referência : Esquina com rua Capela)
Av. Cel. Jove Soares - Inconfidentes (referência : Margem direita da BR 381 sentido BH - Contagem)
Av. Rio Volga - Riacho das Pedras (referência : Margem direita da BR 381 sentido BH - Contagem)
Distrito Petrolândia
Rua 35 - Tropical (referência : ao lado do Parque Tropical
Rua Palmas - Sapucaias (referência: próx. a antena CEMIG )
Rua Bem Te Vi - Vila Beija-flor (referência: esquina com Avenida Imbiruçu)
Rua Braúna - Sapucaias
Rua N - Campo Alto
Distrito Ressaca
Rua Carlos Pinheiro Chagas - Balneário do Ressaca (referência: próximo a Vila União)
Rua Quatro - Oitis (referência: próximo a João gomes Cardoso)
Rua Mandarim - Novo Boa Vista (referência: próximo a Rua Argentina)
Distrito Nacional
Rua Francisco Norberto da Costa - Amendoeiras (referência: continuação da rua Turfa, ao lado do campo de futebol)
Rua Pedro Álvares Cabral - Carajás
Rua O - Conjunto Confisco (referência: próximo a Escola Municipal Sônia Braga)
CLIQUE AQUI E ACESSE A GALERIA DE FOTOS