Tornar a cidade um lugar cada vez mais limpa, organizada e agradável para se viver é um dos compromissos da atual gestão municipal. Para acabar com os pontos de bota-fora e de descarte irregular de lixo no município, além de conscientizar a população sobre a importância da manutenção dos espaços públicos, a Prefeitura de Contagem desenvolveu o Programa “Ponto Limpo, Ponto Verde. A iniciativa é realizada em parceria pela Subsecretaria de Saneamento e Serviços Urbanos e a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
A requalificação do espaço é um processo que envolve várias ações, como a mobilização da comunidade, o monitoramento periódico da área identificada (praças, canteiros centrais, áreas verdes e demais espaços públicos), a fiscalização de possíveis irregularidades e intervenção física no local, incluindo o plantio de mudas e a revegetação do espaço, bem como a inserção de novos equipamentos. As atividades visam também estimular a conscientização e participação da comunidade para a construção de um ambiente mais sustentável e saudável para todos.
No Eldorado, foi realizada a requalificação do espaço na avenida Olímpio Garcia, próximo à Vila Jardim Eldorado, onde, com frequência, moradores e alguns catadores informais descartavam resíduos de forma irregular. Nas avenidas Cantagalo e Rio São Francisco, no Novo Riacho, foi feita a limpeza e o plantio de mudas no canteiro central que também era foco de despejo indevido de inservíveis.
Antes e depois da requalificação - Foto: equipe Semobs/PMC
A Subsecretaria de Saneamento e Serviços Urbanos ressalta que, tanto estabelecimentos comerciais, quanto moradores devem descartar o lixo produzido por meio de coleta convencional em dias e horários pré-determinados para o atendimento do serviço na região. A Prefeitura de Contagem disponibiliza, além da coleta regular de lixo, a coleta seletiva e espaços indicados para o descarte de resíduos diversificados, que são os Ecopontos. Atualmente, 22 ecopontos são distribuídos nas oito regiões da cidade, e neles podem ser entregues itens como móveis inutilizados, entulhos, entre outros.
O apoio da população é importante para que esses locais sejam mantidos limpos, pois o descarte de lixo de forma irregular prejudica o meio ambiente e causa diversos e constantes problemas, como a proliferação de animais peçonhentos, entupimento das redes de drenagem e outras consequências que impactam a saúde da população.