Garantir que os direitos da população sejam respeitados é um dos compromissos da atual administração do município. Neste contexto, o Procon Contagem atua de forma incansável para proteger os direitos dos consumidores da cidade, tanto que, para marcar o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, comemorado anualmente, em 15 de março, desde 1983, o órgão vai oferecer uma programação especial durante todo o mês.
Serão realizados mutirões de negociação de dívidas, seminário, palestra e blitz educativa. Todas as ações têm o objetivo de destacar os direitos do consumidor, no âmbito da segurança e o direito à informação, mas também aos fornecedores que têm o compromisso de respeitar as leis que protegem os consumidores.
Abrindo a programação, no sábado (11/3), a “Blitz do Consumidor e Fornecedor” estará na Feira do Eldorado, promovendo ações educativas de cidadania, orientações consumeristas e plantão tira-dúvidas.
Na terça-feira (14/03), o Procon Contagem promoverá uma palestra destinada aos idosos e idosas do Programa “Contagem na Maturidade”, com a temática do empréstimo consignado, ministrada pelo coordenador do Procon da Assembleia de Minas Gerais, Marcelo Barbosa. A iniciativa, para este público específico, foi definida tendo em vista que, atualmente, os idosos representam o maior número de consumidores que procuram o órgão, principalmente por motivos relacionados à fraude, como empréstimos falsos, recadastramento bancário, previdência, entre outros.
Já o “II Seminário de defesa do consumidor – boas práticas no mercado de consumo” acontece na quarta-feira (15/03), às 14h, no auditório da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (av. José Faria da Rocha, 1.016, Eldorado). O seminário, gratuito e aberto ao público, contará com a presença do mestre em Direito pela UFMG, Caio Pedra; do especialista de qualidade da Claro, Isamar Pereira; e do agente de Saneamento da Copasa, Hamilton Gomes. O objetivo é propor aos participantes reflexões sobre a defesa do consumidor como um instrumento para o desenvolvimento e reconhecimento dos cidadãos como sujeitos de direitos e os compromissos éticos e de responsabilidade social dos fornecedores.
Os interessado em participar do seminário devem se inscrever pelo Sympla, acessando o link https://www.sympla.com.br/ii-seminario-de-defesa-do-consumidor---boas-praticas-no-mercado-de-consumo__1892829
Mutirão de Negociação de Dívidas
Os consumidores que têm interesse em colocar em dia suas contas com a Copasa e Cemig, poderão negociar suas dívidas e garantir as melhores condições de pagamento. Os atendimentos ocorrerão mediante agendamento.
O mutirão de negociação de débitos com a Copasa acontecerá na quarta-feira (15/03), das 9h às 15h, no Procon Regional Nacional (rua Quintino Bocaiúva, 450, Pedra Azul). Os telefones para agendamento são: 3397-1098 ou 3397-8793.
Já o mutirão de negociação de débitos com a Cemig acontecerá na sexta-feira (17/03), das 9h às 15h, na sede do Procon Contagem (avenida José Faria da Rocha, 1.016, Eldorado). Os telefones para agendamento são: 3352-3060 ou 3352-1390.