A Casa da Cultura Nair Mendes Moreira – Museu Histórico de Contagem recebeu, nesta quinta-feira (2/3), mais uma “Noite Mineira de Museus e Bibliotecas”, evento que acontece mensalmente em Contagem, quando o horário de visitação em um ponto de cultura fica estendido a fim de que a população possa visitar e conhecer as exposições.
Nesta quinta-feira, o primeiro evento do ano contou com uma temática diferente: o desafio da mulher no mercado de trabalho e nas relações interpessoais. Estiveram presentes a superintendente de Políticas Públicas para as Mulheres, Neimara Lopes, a artista Mariane Olímpio, a diretora de Patrimônio, Aniele Sousa, estudantes e professores da Escola Municipal Estudante Leonardo Sadra e membros da sociedade civil. Ao final, a cantora Dram mostrou seu talento com sua voz e violão.
Para Neimara Lopes, o Poder Público, não apenas de Contagem, mas em todo o mundo, enfrenta, diariamente, o desafio de esclarecimentos, proteção, alerta e acolhimento. “O Brasil é um país jovem, que passou por um momento escravagista e foi colônia por muito tempo. A abolição da escravidão ocorreu recentemente e até hoje ainda temos que lidar com atos que saem na mídia que trazem comportamentos da Era Colonial. Por isso precisamos, diariamente, buscar soluções para que nossa sociedade vá melhorando, evoluindo, entendendo comportamentos e direitos de cada um”, destacou. Neimara ainda lembrou que em Contagem possuem equipamentos de amparo à mulheres, como o Espaço Bem-Me-Quero e relatou as políticas públicas que têm sido feitas pela cidade. Aberta a discussão aos presentes, várias pessoas expuseram experiências próprias ou de algumas pessoas próximas.
Aniele Sousa destacou a importância da “Noite Mineira de Museus e Bibliotecas”. Para ela, “a extensão do horário do museu faz com que as pessoas consigam frequentar o local, absorver conteúdos, interagir, descontrair, conhecer exposições e debater assuntos importantes, como os relacionados às mulheres, tema que a Prefeitura enfatizará durante todo o mês de março”. “Aproveitamos, também, sempre para convidar um artista, para falar de sua trajetória, sua exposição e também buscamos trazer talentos locais, que mostram seus talentos para as pessoas que visitam esse espaço cultural”, completou.
A artista convidada foi Mariane Olímpio, que exibirá, até o dia 9 de março, a mostra “Memórias gravadas em metal”. Sobre sua trajetória, Mariane destacou que há quase uma década vivencia o mundo da arte. “Essa exposição é uma técnica muito usada nos séculos XIV e XV, cujas reproduções eram feitas em chapas e, posteriormente, usadas como matrizes para outros meios para serem reproduzidas. Foi um trabalho que levou seis meses para ficar pronto e que muito me orgulha”, destacou. Mariane ainda enfatizou que os editais são muito importantes, principalmente por fomentarem a cultura em Contagem. A exposição de Mariane Olímpio foi contemplada pelo edital Movimenta Cultura, de 2015.
Mariane ainda salientou a importância da ocupação dos espaços e a conversa com o público: “Temos poucas oportunidades de estar debatendo com o público sobre nós, sobre a exposição, sobre assuntos diversos. Isso é algo que muito nos agrega, que a gente aprende muito e que nos faz sermos melhores a cada dia. Hoje foi falado sobre o trabalho, mas também pudemos debater sobre assuntos variados, direitos, espaços, conhecimentos”.
O projeto
O Projeto “Noite Mineira de Museus e Bibliotecas” é um convite da Secretaria Estadual de Cultura para que bibliotecas e museus, em todo o Estado, ampliem o horário de funcionamento, uma vez ao mês, oferecendo ao público, no período noturno, a oportunidade de visitar e participar de exposições, saraus literários, clubes de leitura, encontros com escritores e escritoras, oficinas de arte, exibições de vídeos, instalações culturais, shows, apresentações de dança, espetáculos teatrais, realizar o empréstimo de livros, entre outras atrações. Em Contagem, essa ação se dará sempre nas segundas quintas-feiras de cada mês.
Galeria de fotos