O ano começou e, com ele, o período para o alistamento militar obrigatório. Assim como nos anos anteriores, o período de alistamento vai do primeiro dia do ano até o dia 30 de junho, sendo obrigatório para a pessoa do sexo masculino que completa 18 anos em 2023, independentemente do mês que faz aniversário.
O serviço de alistamento militar, pode ser realizado de maneira on-line - preferencialmente pelo computador, evitando possíveis erros encontrados na versão para smartphones - por meio do site https://alistamento.eb.mil.br/, desde que feito dentro do prazo estipulado acima.
Um outro endereço virtual que pode ser acessado é o site da Prefeitura. O agendamento, poderá ser feito pelo link http://portalpmc.contagem.mg.gov.br/agendamentos/militar/. O mesmo também pode ser acessado pelo site da Prefeitura, na aba “Serviços e Publicações”, na opção “Serviços Militares”.
Contudo, em caso de atraso, o alistamento só poderá ser realizado presencialmente, na Junta de Serviço Militar de Contagem (rua Vereador Davi de Oliveira Costa, 14, bairro Fonte Grande) e somente acontece para quem reside na cidade. O atraso também contabilizará multa e, ainda, é prejudicial ao próprio morador. “Quando a pessoa procura a Junta Militar fora do prazo de alistamento, normalmente, está precisando do documento de dispensa para algum trabalho, matrícula na faculdade, emissão de passaporte dentre outros, mas o prazo para o Exército divulgar a situação do cidadão (convocado ou dispensado) que se alistou fora do prazo, acontece somente em agosto.
Deste modo, pode causar alguns entraves na vida do cidadão”, salienta Vanessa Leite, diretora da Junta de Serviço Militar. Somente no mês de janeiro, o número de atrasos teve um aumento de 200%. “É necessário que isso seja evitado, por todos os motivos já mencionados”, completou.
Demais serviços
Além do alistamento militar, é possível realizar o agendamento de todos os serviços prestados pela Junta Militar de maneira on-line, por meio do site da Prefeitura. Entre eles estão: emissão de dispensa, 2° via de certificado de reservista, 2° via de dispensa, certificado de incapacidade e transferência de município.