02 FEV 2023
DEFESA CIVIL
ESCOLTAS
FUNEC
Segurança: Escolas municipais ganham sistema de videomonitoramento
Divulgação: Centro Integrado de Comando e Controle

Até o fim de 2023, mais de mil câmeras de videomonitoramento serão instaladas nas escolas municipais de Contagem. Um investimento de mais de R$ 15,9 milhões para promover a segurança de educadores (as), crianças e estudantes.

Com isso, a Prefeitura amplia o Centro Integrado de Comando e Controle Municipal de Contagem – CICCM, com mais de três mil câmeras de videomonitoramento. Sendo que um terço delas serão destinadas à vigilância nas  escolas da cidade.

Atualmente, são 130 câmeras ligadas ao Sistema “Olho Vivo”, que possuem inteligência artificial e imagem de alta definição capazes de analisar o perfil das pessoas e verificar informações no banco de dados das forças de segurança.

Como projeto-piloto foram instaladas câmeras nas escolas municipais Professora Maria Martins, “Mariinha”, no bairro Tropical, e José Silvino Diniz, no Solar do Madeira. A diretora da E. M. Professora Maria Martins  “Mariinha”, Fernanda Carmelita, afirmou que o videomonitoramento serve como segurança preventiva. “A nossa expectativa é de mais segurança, de forma preventiva, de conservação de patrimônio e se ocorrer algo mais grave, de uma resposta rápida de identificação aos culpados”.

O sistema de monitoramento vai ajudar na tomada de decisão em diversas situações, afirma o superintendente do Centro Integrado de Comando e Controle, Stéfano Corradi. “Com a implantação do videomonitoramento nas escolas, o município passará a ter um dos sistema de monitoramento eletrônico mais moderno já existente no mercado, então a expectativa é ter uma redução de no mínimo 80 por cento de vandalismo. E isso possibilita que a guarda civil tenha uma tomada de decisão mais precisa em cada situação”.

Todo o acompanhamento das câmeras é realizado 24 horas por dia, sendo a unidade formada por profissionais representantes da Defesa Civil, Transcon, Polícia Militar, Samu e de todos os órgãos da Prefeitura.

Autor: Escrita pelo estagiário Wendell Rafael e Jefferson Lorentz