O ano letivo 2023 está chegando, e a Prefeitura de Contagem garante muitas novidades na volta às aulas. Já nas primeiras semanas de aula, as mais de 60 mil crianças e estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino vão receber os Kits Escolares.
A Prefeitura investiu mais de R$ 10 milhões na compra dos materiais escolares, que auxiliam as crianças e estudantes na evolução das atividades escolares. Os kits serão distribuídos em diferentes tipos:
Viviane Ribeiro, mãe do Bruno Ribeiro, 13 anos, e Maria Luiza, 8 anos, afirma que o kit é um incentivo para as crianças estudarem. “Receber o kit é maravilhoso, ajuda muito no início de ano. Os kits são de qualidade e, normalmente, quando eu tinha que comprar sempre faltava alguma coisa. Com a Prefeitura dando os materiais completos, as crianças e estudantes são incentivadas na escola com o material. Tudo bonitinho”.
Além dos kits que são compostos por cadernos, estojos, lápis de cor, squeeze, lápis, borracha, régua, cola, tesoura e outros materiais, os estudantes receberão os uniformes escolares. O kit dos uniformes contém camisa de manga curta, camisa sem manga, bermudas, short-saia, jaqueta e calça.
Os itens de cada kit podem variar de acordo com o ano escolar de cada estudante. Estefane da Silva, mãe do Bernardo, 5 anos, estudante da Escola Jardim das Oliveiras, no bairro Tropical, afirma que o Kit de Uniforme foi de grande ajuda. “Meu filho ganhou o uniforme da Prefeitura. Amei, porque é de grande valia, vem completo, roupa para o frio e o calor. É uma ajuda no momento em que as coisas estão muito caras”.
Os professores (as) também recebem um kit com cadernos, canetas, lápis, borracha, pincel para quadro, apagador, uma agenda personalizada e outros itens.
Mind Lab
Outra novidade para alguns dos estudantes é o Mind Lab, uma tecnologia israelense, conhecida como mentes inovadoras, que já foi implementada em algumas escolas em 2022. O Mind Lab tem como proposta trabalhar as questões pedagógicas por meio de jogos, das mais diferentes competências na área de matemática, língua portuguesa, linguagens e também na parte sócio-emocional com jogos físicos e on-line.
Segundo a superintendente do Ensino Fundamental, Eliana Oiko, a medida visa beneficiar todas as escolas com o Mind Lab em 2023. “A ênfase em 2023 vai ser na formação. Porque nem todos os profissionais a fizeram no ano passado. Mas, entre os que fizeram, a aprovação é de 97%. Então, vamos continuar com o material e todas as escolas da rede municipal vão receber este ano também”.
O conjunto de jogos é pensado e planejado para uso do estudante na escola em cada ano escolar, do 1º ao 9° ano e para Educação de Jovens e Adultos. Há também um kit em que o estudante pode levar e jogar com a família. Além disso, o professor (a) e o estudante contam com um material pedagógico de orientação, para que possam fazer o uso dos jogos em casa junto com sua família e utilizem os jogos no contraturno escolar.