Nesta quarta-feira (11/01), foi a vez das Unidades Básicas de Saúde – UBSs Amazonas I e Bandeirantes receberem a visita da prefeita Marília Campos, de gestores da prefeitura, conselheiros de saúde e da comissão de saúde. Na ocasião, eles conversaram com os usuários e servidores dos equipamentos.
A primeira parada foi na UBS Amazonas I, localizada na regional Industrial. Atualmente, a unidade conta com duas equipes completas, além dos multiprofissionais como ginecologista, pediatra, psiquiatra e odonto. A unidade tem uma abrangência de cerca de 7 mil pessoas.
A gerente da unidade, Rafaella Cardoso, contou que são atendidas na unidade em média 70 pessoas por dia. Segundo ela, a demanda relacionada à consulta especializada e a cirurgias está bem controlada. “Quando eu cheguei aqui tinha uma fila bem extensa, mas nós estamos vendo muita agilidade para saída de consultas especializadas, procedimentos em geral. Nesta unidade não temos problema nenhum em relação a isso”, destacou.
Em conversa com os pacientes que aguardavam atendimento, a chefe do executivo ouviu elogios em relação ao atendimento prestado pelos servidores. Contudo, foi possível perceber um grande desafio, que é a estrutura física da unidade.
Para a paciente Sheila Márcia de Vieira, a estrutura física da UBS, às vezes, interfere no atendimento por não ter espaço suficiente. “Apesar da estrutura física estar aquém do que ideal, o atendimento é muito bom. Mas, há dias em que a demanda está bem grande, então, talvez, um médico a mais, contribuiria”, sugeriu. Ela complementou, destacando que, de modo geral, os pacientes são bem atendidos e os funcionários são educados e prestativos.
Após avaliação da equipe de engenharia foi constatado que não vale a pena reformar a unidade.
Para solucionar a questão relativa à estrutura física, a prefeita e a equipe de engenharia da Prefeitura explicaram que estão em busca de um outro imóvel, maior e mais confortável. “Atualmente, estamos procurando imóvel para acolher essa unidade, para que os servidores tenham melhores condições de trabalho e também para que a população seja melhor atendida”, ressaltou Marília Campos.
Clique aqui e confira a galeria de fotos
UBS Bandeirantes
Em seguida, os gestores foram até a Unidade Básica de Saúde – UBS Bandeirantes, que está recebendo os últimos ajustes da reforma. O equipamento conta com três equipes completas, além do atendimento multidisciplinar com terapia ocupacional, fisioterapia, psiquiatria, ginecologia e odontologia. A unidade tem abrangência de cerca de 10 mil pessoas.
Segundo a gerente da unidade, Luciana Luiz, com a reforma que a UBS recebeu e com o quadro completo de equipe, o trabalho dos servidores foi facilitado. “Tem sido muito bacana nossos dias aqui, tanto dos funcionários como da população. A gente está bem satisfeito. O nosso desafio é levar, a cada dia, um atendimento de qualidade”, pontuou.
Em relação a alguns questionamentos dos servidores sobre concurso público, o vice-prefeito, Ricardo Faria, destacou que a Atenção Básica preconiza o vínculo com a comunidade. “O primeiro movimento que nós fizemos foi a recomposição salarial dos profissionais da saúde. Então, neste primeiro ano de gestão, foram vários projetos de lei aprovados, nos quais pudemos melhorar o salário de várias categorias do município. Agora, o desafio é construir carreiras dentro do município, através dos concursos públicos. Então, esse é o movimento que estamos fazendo agora.”.
O vereador e presidente da comissão de saúde, Vinicius Faria, afirmou o compromisso do legislativo junto a Prefeitura. “Não tenha dúvida que legislativo está prontidão para melhorarmos juntos a saúde do municipio.”.
Para o presidente da associação do bairro Santa Maria, Eric Albert, essa aproximação é muito importante. Durante a conversa, ele agradeceu em nome da comunidade as melhorias que estão sendo realizadas na regional. “Estamos muito felizes com essa reforma que foi feita, a instalação do toldo que ficou muito bacana. Mais uma vez agradecemos a atenção que vocês têm dado à nossa região”.
No final, a chefe do executivo disse que saiu desta visita “com um sentimento de alegria em presenciar avanços, que estão melhorando as condições de trabalho dos servidores e o atendimento aos usuários”. Ela, também, salientou que a Prefeitura está descentralizada em todos territórios, com administração regional, diretora do distrito e gerente responsável nas UBSs. “Portanto, qualquer questão, sugestão e/ou reivindicação, deve ser feita nestes locais e com estes profissionais, que possuem condições de atendê-los e orientá-los da melhor forma possível ”, comunicou a prefeita.
Clique aqui e confira a galeria de fotos