Uma cidade bem cuidada, mais bonita e cheia de história. Esta é a proposta do Projeto “Ateliê Vivo Memória”, do artista contagense Olavo Sérgio, que está produzindo nos muros e fachadas da avenida Carmelita Drummond Diniz, no bairro Maracanã, painéis que retratam a história de Contagem, suas tradições, arquitetura, monumentos, personagens e paisagens. Os painéis estão distribuídos ao longo da avenida, que será beneficiada com as obras viárias do Complexo Maracanã, em breve.
Para apreciar os painéis, já pintados pelo artista, que se destacam pelo colorido, composição e reprodução de materiais da natureza, basta caminhar pela avenida. Eles estão nos muros das casas, fachadas de prédios comerciais, residenciais e públicos.
As pinturas, com reproduções da Igreja Matriz de São Gonçalo, da Estação Ferroviária Bernardo Monteiro, e das áreas rurais da antiga Contagem, com plantação de abóboras e jabuticabas, começaram a ser produzidos pelo artista, no mês de maio deste ano, e devem ser finalizados até janeiro de 2023. Segundo Olavo, ainda falta introduzir personagens da cultura de Contagem, para humanizar os painéis.
Gosto pela história de Contagem
Olavo Sérgio é desenhista, pintor e escultor autodidata, que usa em seus painéis a técnica de pintura com aerógrafo. Olavo começou sua carreira ainda jovem, reproduzindo e pintando artes e logomarcas publicitárias em diversas superfícies, como carros, placas, fachadas de casas e prédios comerciais, entre outros.
Com o tempo, a artista desenvolveu sua técnica e passou a pintar quadros e painéis ao ar livre, retratando paisagens, cenas cotidianas e prédios históricos de Contagem. Desde então, o artista vem participando de vários editais na cidade, realizando seus projetos por meio das Leis de Incentivo à Cultura. Inquieto, Olavo também levou seu trabalho para os Estados Unidos, onde tem painéis pintados nas cidades de Nova Jersey, Massachusetts e Flórida, onde passou temporadas morando e trabalhando.
O artista define seu trabalho como pintura ao ar livre, que busca retratar a beleza dos ambientes e humanizar as ruas com arte. “Eu sou um observador da história, como já tenho 63 anos, eu tenho uma memória viva das transformações de Contagem, desde os tempos da estação ferroviária, passando pelo apogeu da indústria, até os dias atuais”, disse.
Memória da Cidade
Em Contagem, Olavo participou como artista, no ano passado, das comemorações dos 110 anos do aniversário da cidade. Restaurou o painel da Casa de Cultura Nair Mendes de Oliveira, que retrata os patrimônios históricos e culturais de Contagem, como a Casa de Cacos, Casa Nair Mendes, chaminés do Itaú e Igreja São Gonçalo.
O administrador da Regional Sede, Francisco Naldo de Assis, destaca que Olavo é um artista contagense, que tem belos trabalhos em vários estados brasileiros e, também, fora do país.
“Graças aos investimentos que a Prefeitura de Contagem faz na cultura da cidade, hoje, nós temos a oportunidade de ver dezenas de obras do artista ao longo da av. Carmelita Drummond Diniz, que fará parte do complexo da avenida Maracanã”, disse.
Clique aqui e confira a galeria de fotos.