Ao longo do ano, a Prefeitura de Contagem desempenhou diversas ações preventivas para minimizar os impactos causados pelas chuvas. Mas, também, tem atuado para reparar danos que não puderam ser evitados. Apenas no mês de dezembro, foram mais de 30 intervenções realizadas em toda a cidade, como desassoreamento de córregos, limpeza de vias, patrolamentos, recomposição de erosões, contenções, entre outras.
Alguns pontos do município são afetados por acúmulo e transbordamento de água, entre outras razões, pelo descarte irregular de resíduos sólidos nas ruas, que provoca entupimento das redes de drenagem e são carregados pela chuva. Nos locais onde ocorreram esse tipo de problema, as equipes de manutenção realizaram a limpeza de entulhos e lixo para normalizar as condições das vias e evitar novos alagamentos.
Esse serviço foi feito, por exemplo, nas avenidas Francisco Firmo de Matos e São Francisco, no Riacho; na Vila Frigo Diniz, no Industrial; nas ruas Grécia e Felisberta Francisca de Carvalho, no Eldorado; Rio Pardo, no Riacho; no campo do Santa Helena, na Sede; na rua José Diniz Silva, no bairro Bela Vista; além de desobstrução dos dispositivos de drenagem na Vila Samag.
Outra ação importante executada em ruas que não são asfaltadas devido a questões ambientais é o patrolamento, que é uma ação paliativa que corrige o desnivelamento em vias de terra. Nas duas primeiras semanas de dezembro, 11 ruas foram patroladas, como a Braúnas, Caviúnas, Oliveira e Palmeiras, no bairro Nascentes Imperiais; a alameda Campo Alegre, no Condomínio Estâncias San Remo; a rua Retiro das Aves, no Retiro; na estrada João Narciso e rua Galba Rios, bairro Capim Rasteiro e a rua Pau Brasil, bairro Estâncias Imperiais.
No período chuvoso, um fenômeno comum é o surgimento de erosões em vias pavimentadas. Isso se dá por conta de infiltrações no solo combinada com a carga constante de veículos, que provoca o afundamento do chão. Para corrigir o problema, é feita uma sondagem que identifica o ponto do vazamento, a substituição da manilha danificada, o aterramento da vala e a recomposição da via.
A intervenção foi concluída na rua Retiro do Triunfo, bairro Retiro; ruas Bélgica e Buganville, no Eldorado; rua Belo Horizonte, bairro Santa Luzia; av. Marechal Costa e Silva, no JK; rua Mônaco, no Santa Cruz; na Vila Samag, no Industrial; nas ruas Sebastião Lemoni e 58, no Tropical e na av. César Augusto Faria Simões, no Jardim Riacho das Pedras.
Outras intervenções
Como parte de uma intervenção para melhorar a drenagem superficial da rua Granito, no bairro Carajás, as equipes de manutenção estão fazendo o rebaixamento de rampas de garagem para que a água seja conduzida corretamente pelas sarjetas, evitando infiltrações e possíveis rachaduras no asfalto que podem evoluir para erosões.
No bairro Beatriz, a Prefeitura está realizando uma contenção da encosta com utilização de sacarias rip-rap em um talude que apresenta instabilidade. Já na rua Carlos Magno, no Nacional, estão sendo feitas obras complementares de pavimentação, implantação de sarjeta, meio-fio e drenagem superficial.
No início do mês, quando houve trégua das chuvas, foram feitos a limpeza e desassoreamento do córrego da rua Ipê Branco, no bairro Nascentes Imperiais, retirando entulhos, lixo e terra que se acumulam no canal, além de correção do leito, danificado pela pressão da água.
Vale lembrar que esta ação deve ser feita em dias secos, para garantir a segurança dos trabalhadores. Por isso, a Prefeitura criou o projeto “Caminho das Águas”, que atendeu mais de 80 córregos na cidade durante o período de estiagem, o que reduziu de forma significativa, até aqui, as tragédias neste período chuvoso.
Além de todas essas intervenções, a Prefeitura de Contagem também realizou obras mais complexas de drenagem em locais como a rua Canafístula, na Vila Marimbondo; na rua Jove Soares, no Inconfidentes; na rua Prof. Rubens Costa Romanelli, no Kennedy; e na av. César Augusto Faria Simões, no Jardim Riacho.