O Centro Materno Infantil - CMI de Contagem já conta com mais nove incubadoras neonatais. Os equipamentos foram adquiridos pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, para garantir aos pacientes um atendimento integral, promovendo conforto, eficácia e qualidade nos serviços prestados. O investimento é de cerca de R$465 mil.
Contagem vem buscando ampliar a capacidade de atendimento dos seus equipamentos de saúde, mediante a investimentos no parque tecnológico e em melhorias na infraestrutura. Para o Centro Materno Infantil – CMI , que realiza cerca de 335 partos mensais, os equipamentos contribuem para que continue sendo uma referência na assistência ao recém-nascido prematuro do município e de regiões próximas.
Segundo a superintendente do Centro Materno Infantil, Dulcinéia Carvalho, as incubadoras são equipamentos utilizados para manter a temperatura dos recém-nascidos prematuros. “São essenciais para manter a vida dos nossos pequenos pacientes. A aquisição desses equipamentos permite melhor qualificação da assistência dos pacientes internados na Unidade Neonatal do CMI”.
De acordo com a diretora de Planejamento e Gestão Assistencial da SMS, Cássia Félix, foram adquiridas quatro incubadoras de transporte e cinco incubadoras estacionárias, que beneficiam a vida dos recém-nascidos. “Estes equipamentos por meio de tecnologia avançada promovem segurança, conforto, qualidade e garantia de resultados, auxiliando aos profissionais no alcance de objetivos durante os cuidados integrais ao recém-nascido, prematuros, baixo peso ou que possui outra deficiência, até que completem seu amadurecimento.”.
As incubadoras neonatais reduzem consideravelmente o índice de mortalidade infantil, além de proporcionarem um ambiente isolado e termoneutro, controlado por fluxo de ar interior, temperatura e umidade, oferecendo aos recém-nascidos um ambiente propício ao amadurecimento.